043086960710

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA PADRE MANOEL LIMA E SILVA
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - SRM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE

PROJETO: SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL

PROFESSORA: REBECA MESQUITA ARAÚJO BRAGA

Itapajé/2013

Justificativa
De acordo com a Lei federal de 1988 que implementa em nosso pais a Educação Inclusiva. No artigo 208, III diz que é dever do Estado garantir o atendimentoeducacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Uma das inovações trazidas pela Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é o Atendimento Educacional Especializado – AEE, um serviço de educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que visam eliminar asbarreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas barreiras específicas.
O município de Itapajé já há alguns anos oferece este atendimento através do CAPEDI, mas no ano de 2013, a Secretaria Municipal de Educação vem com o desafio de estender este atendimento através da implantação e funcionamento das Salas de Recursos Multifuncional, de forma que estas possam auxiliar nas salas de ensinoregular garantindo a autonomia, o acesso, a permanência e participação desses educandos na escola.
A escola Municipal Padre Manoel Lima e Silva já conta com sua sala em funcionamento com recursos que irão favorecer ao bom andamento das atividades a serem propostas nesse atendimento educacional. Inicialmente foi proposto pela Secretaria de Educação formação na área com Palestras e o Curso Básicode Libras e estas formações serão estendidos durante todo o ano letivo através do CREAECE. A Sala de Recursos conta com 35 alunos inscritos, onde foi feito uma triagem, alguns alunos foram encaminhados para profissionais como fonoaudiologia, oftalmologista e psicólogo, pois precisavam de primeira mão destes serviços. Dezoito (18) alunos estão matriculados na Sala de Recursos, que apresentamproblemas como, déficit de aprendizagem, transtorno global, retardo neuro psicomotor e atraso cognitivo. Estes alunos serão atendidos de uma a duas vezes por semana em um período de 50 minutos por atendimento, haverá também um apoio por parte da sala de informática que vai oferecer um momento de 30 minutos para os alunos matriculados na SRM.

Objetivos
* Identificar e diagnosticar alunos paraserem encaminhados a Sala de Recursos Multifuncional..
* Oferecer Atendimento Educacional Especializado no contra turno para alunos diagnosticados com necessidades educacionais especiais.
* Elaborar planos de trabalho individual para desenvolver com os alunos de acordo com as necessidades educacionais encontradas em cada individuo encaminhado a Sala de Recursos Multifuncional.
* Envolverpais, alunos, professores e funcionários na perspectiva da Inclusão, respeitando seus espaços e fortalecendo uma parceria em prol da Educação Inclusiva.
* Acolher as diferenças e reconhecer que os alunos aprendem segundo suas capacidades.
* Estabelecer parcerias entre professor da sala do SRM e da sala de aula comum, trocando sugestões para uma prática mais eficaz e inclusiva.
*Desenvolver Projetos voltados para formação continuada dos professores e demais membros da equipe escolar na perspectiva de uma melhor compreensão sobre cada necessidade educacional encontrada no contexto escolar.

Organização do Atendimento:
* Período de Atendimento: O atendimento na Sala de Recursos terá início no mês de março a dezembro de 2013,
* Frequência: cada aluno terá um atendimentoindividual, ou seja, de acordo com suas necessidades especiais, terá alunos que será feito seu atendimento duas vezes por semana como também alguns só terão o atendimento uma vez por semana.
* Tempo de atendimento: Cada aluno será atendido no período de 50 minutos, mas podendo se estender a um período maior ou menor de acordo com cada especialidade.
* Os alunos que moram longe e...
tracking img