033070191490

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Educacional São Camilo
Técnico em Segurança do Trabalho

Alex Passoni,
Argentino Pimentel,
André,
Bruno Marinato,
Matheus Nascimento,
Raony

Dermatite Ocupacional

Cachoeiro de Itapemirim, 2013
Alex Passoni,
André,
Argentino Pimentel,
Bruno Marinato,
Matheus Nascimento,
Raony.

Trabalho apresentado para a disciplina biossegurança, ministrada pela prof. Cristie ClipesCarias na instituição Centro Educacional São Camilo em Cachoeiro de Itapemirim.
Dermatite Ocupacional

Cachoeiro de Itapemirim, 2013
1 INTRODUÇÃO

Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem,dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996). Este foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade. 
Neste trabalho nos mostra diversas formas de contrair, prevenir e tratar esse tipo de doença que assusta muitos trabalhadores hoje em dia. As dermatites são resultantes da exposição direta aalgum agente externo (“molécula estranha”) com a participação ou não de luz ultravioleta (fotons) na superfície da pele. Embora a dermatite de contato (DC) seja freqüentemente associada à etiologia alérgica, cerca de 80% das dermatites de contato são provocadas por substâncias irritantes,levando à DC não alérgicas ou irritativas.

2 DERMATITE OCUPACIONAL

Dermatite de contato é uma reaçãoinflamatória cutânea caracterizada morfologicamente por lesões do tipo eczema, ou seja, eritema, vesículas, exsudação, pápulas, escamas e liquenificação, que podem ocorrer isoladas ou simultaneamente.Essas dermatites são resultantes da exposição direta a algum agente externo (“molécula estranha”) com a participação ou não de luz ultravioleta (fotons) na superfície da pele. Embora a dermatite decontato (DC) seja frequentemente associada à etiologia alérgica, cerca de 80% das dermatites de contato são provocadas por substâncias irritantes,levando à DC não alérgicas ou irritativas. O processo inflamatório da dermatite de contato alérgica (DCA) é mediado por mecanismos imunológicos,podendo ser causada por substâncias inorgânicas, orgânicas, vegetais ou sintéticas, enquanto que a dermatite decontato por irritantes (DCI) é causada por dano tissular direto após contato com o agente agressor que inicia a reação inflamatória. A DCI pode ser desencadeada por um irritante primário absoluto que danifica a pele ao primeiro contato, ocasionando reações intensas com bolhas e ulcerações com aspecto de uma “queimadura”, os ácidos e aos álcalis são os principais exemplos. A DCI pode ser provocadapor um irritante primário relativo que danifica a pele após contatos repetidos ou prolongados, os sabões, os detergentes, as fezes e a urina são os principais exemplos. Estes dois tipos de dermatites são, sem dúvida, as causas mais freqüentes de eczemas profissionais.
3 FISIOPATOLOGIA

Com apenas alguns milímetros de espessura, a pele é o maior órgão do corpo humano funcionando como barreira. Noentanto, dependendo de vários fatores, pode ser vulnerável a alguns agentes, como infecções, alergias e traumas. Apropriedade de barreira (defesa) da pele varia com a espessura, a permeabilidade, o local anatômico, o meio ambiente e a capacidade desta reagir imunologicamente.
A pele deve ser reconhecida como órgão periférico de defesa do sistema imunológico. O sistema imune cutâneo é formadopelo tecido linfóide associado cutâneo (TLAC-“SALT”), a microvasculatura dérmica(MVD-“DMU”), o sistema imune dérmico (SID-“DIS”), e o sistema imune funcional cutâneo (SIFC). O TLAC é formado pelas células de Langerhans, queratinócitos, células endoteliais e linfonodos de drenagem cutâneos, são muito importantes na indução de imunidade e tolerância. A MVD contém células endoteliais, células...
tracking img