018813921651

532 palavras 3 páginas
GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: PRIMEIROS SOCORROS
PROFESSOR. FABIO
Curso: Bacharelado
Turma: B1 noturno
Aluno: Manoel Josemberg Vieira

1 - O que acontece quando o exercício físico é praticado em baixa umidade e alta temperatura?

Os indivíduos conseguem praticar exercício em ambientes quentes desde que a umidade relativa do ar esteja baixa. A prática de exercícios nestas condições promove um aumento na freqüência cardíaca assim como um aumento no débito cardíaco e também um aumento na temperatura interna e na da pele, que é compensada pela sudorese e pela evaporação do suor, a principal via de perda de calor durante o exercício, onde água e eletrólitos são eliminados. É necessária a atenção aos sinais de desidratação, prejudicais ao desempenho e à saúde.
2- O que acontece quando o exercício físico é praticado em alta umidade e alta temperatura?
Em situações de altas temperaturas e umidade do ar, a produção de calor corpórea aumenta, a sudorese é acionada, mas o suor não evapora da superfície da pele, dificultando o resfriamento, ocorre intensa vasodilatação cutânea e há a inibição dos calafrios e da termogênese química. Apesar da eficiência dos mecanismos termorreguladores, a prática de exercício físico nestas condições acarreta um trabalho muscular extenuante, podendo levar a pessoa ao estresse por calor. A manutenção da temperatura corporal vai tornando-se progressivamente mais difícil quando nos exercitamos em ambientes quentes e úmidos, o indivíduo fica mais vulnerável aos efeitos da desidratação, fadiga e hipertermia.
3 O que acontece quando o exercício físico é praticado em baixa umidade e baixa temperatura?
As temperaturas mais baixas provocam a vasoconstrição, que faz com que o sangue não chegue suficientemente às extremidades do corpo, como mãos, pés e cabeça, a percepção de esforço é menor, visto que a baixa umidade favorece a refrigeração evaporativa, mesmo que em menor escala devido ao frio. Um doas riscos da prática de

Relacionados