01403560487 1

6189 palavras 25 páginas
Diagnóstico financeiro e plano de ação em uma empresa do ramo de informática Atais Regina Fagundes (UFFS) ataisfagundes@hotmail.com
Francine Comunello (UFFS) fran_cinec@hotmail.com
Gabriela Biazus (UFFS) gabriela_biazus@hotmail.com
Maria do Carmo Biazus (UFFS) mdocarmobiazus@hotmail.com
Ceyça Lia Palerosi Borges (UFFS) ceyca.borges@uffs.edu.br

Resumo
Diante da necessidade de se manterem competitivas no mercado, as micro e pequenas empresas necessitam profissionalizar sua gestão para que possam sobreviver aos índices de mortalidade das empresas iniciantes. Destaca-se que uma das principais dificuldades das micro e pequenas empresas está diretamente ligada ao setor de finanças, e não raro ser esta variável a responsável pelo encerramento das atividades da maior parte das empresas iniciantes no mercado. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o controle financeiro da empresa Beta e desenvolver um plano de ação propondo melhorias neste setor. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva predominantemente qualitativa e tendo como método de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com a atual responsável do setor financeiro da empresa e de análise de documentos e anotações do setor. Os resultados demonstraram a necessidade de implantar ferramentas de organização e controle no setor financeiro da empresa, uma vez que a mesma não possui planilhas de controle, indisponibilidade de capital de giro e pratica os mesmos preços nos serviços há cinco anos.
Ainda como sugestões, o estudo propõe que a empresa fixe um valor de pró-labore para os sócios a fim de manter a equidade e planejamento da empresa, que renegocie os prazos de pagamento com fornecedores para que a empresa não necessite de empréstimos para capital de giro, e que reavalie seus custos e receitas a fim de obter maior precisão ao definir o preço final dos seus produtos e serviços.
Palavras chave: Financeiro, Ferramentas, Controle.

Financial diagnosis and plan of action on a branch

Relacionados