“TRAJETÓRIA DO CONTEÚDO PRIMEIROS SOCORROS COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS IES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO” resumo do artigo

729 palavras 3 páginas
O artigo “TRAJETÓRIA DO CONTEÚDO PRIMEIROS SOCORROS COMO COMPONENTE CURRICULAR DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS IES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO” vem demonstrar a importância da inserção da disciplina Primeiros Socorros nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. O autor explica que não existe uma padronização na grade curricular, por parte do MEC, nos cursos e sim uma padronização da carga horária dos cursos.
Foi a partir de 2010 que o MEC incluiu a abordagem do tema Prevenção de Acidentes e propôs discussões acerca da saúde pública do país. O texto aborda que algumas IES consideram algumas disciplinas da grade curricular do curso como obrigatórias e outras optativas, porém não menos importantes. O artigo vem analisar se as IES estão considerando o tema exposto como uma disciplina optativa, eletiva, obrigatória ou não se encontra na grade curricular.
De acordo com o trabalho, tem-se a adequação dessa grade curricular dos cursos de acordo com a necessidade e realidade. Trata também do momento em que vivemos do corpo são, mente sã, a crescente importância da atividade física em diferentes classes sociais e a importância do profissional de Educação Física ter noção de Primeiros Socorros para evitar a omissão do socorro.
Percebe-se, por razão das dificuldades na educação brasileira, de modo geral, que algumas disciplinas não são cumpridas, tornando-se menos importantes que outras. Os alunos de Educação Física estão sendo formados para a docência. Vários autores são citados, com suas diferentes opiniões, a respeito da formação deste profissional, para a docência. Uns ditam que estes devem trabalhar para mudar a realidade da educação em nosso país, outros pensam que o profissional deve adequar-se a sua realidade de trabalho, tratam da importância social que a disciplina aborda aos alunos e, o mais crítico deles, fala que pela frustação do profissional pela atividade escolhida e pela sua situação social, dificilmente ele vai discorrer de maneira

Relacionados