“DESAFIO PROFISSIONAL: TEORIA DA ADMISNISTRAÇÃO E ECONOMIA

619 palavras 3 páginas
A indústria de bebidas Pira passa por uma crise de gestão, pois o Dr. João decidiu anunciar em assembleia que pretende se aposentar e transferir para seus filhos Paulo e Iran as responsabilidades da gestão da indústria. Durante a consultoria realizada na Indústria de bebidas Pira procurou-se traçar o perfil dos sucessores do Dr. João. Os dados analisados são de extrema importância para se obter sucesso na nova gestão. A tabela 1 mostra as 12 competências e habilidades inerentes ao perfil de Paulo e Iran.
O mercado de trabalho competitivo tem sido regido pelas diversas mudanças e transformações, pela inovação tecnológica e pela concorrência. Os profissionais concorrem com tantos outros por uma oportunidade e as empresas concorrem com seus produtos, preços e qualidade.
O sucesso de uma equipe depende de existência de pessoas que não sejam apenas dotadas de poder para fazer mudanças e aperfeiçoamentos em processos, mas também tenham competências necessárias para fazer tal coisa inserida no contexto da organização.
Desenvolver pessoas e obter o melhor delas para ser a principal vantagem competitiva que uma empresa, e para entender o que são competências, precisa-se primeiramente entender o paradoxo que vive o mercado de trabalho e suas mudanças. A Gestão de Pessoas está intimamente ligada às competências uma vez que, esta área deve estar voltada à busca de novos profissionais e desenvolvimento dos que já estão na organização.
É tentando entender o conceito de competências que se buscam meios de informações em obtenção de resultados esperados. Na busca de conhecimento através do crescimento profissional ao iniciar um curso de graduação ou então buscam melhor colocação na empresa em que estão inseridos.
A mudança organizacional tornou-se uma das principais atividades para empresas e instituições em todo o mundo. Embora as organizações costumassem mudar esporadicamente, quando necessidades reais e urgentes assim o exigiam, hoje elas tendem a provocar sua

Relacionados

  • A GESTÃO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
    71331 palavras | 286 páginas