Índios tupinabás

303 palavras 2 páginas
O que significa Tupinambá
Tupinambá" é oriundo do termo tupi tubüb-abá, que significa "descendentes dos primeiros pais", através da junção dos termos tuba (pai), ypy(primeiro) e abá (homem). Localização
Tupinambás é o nome de um povo indígena brasileiro que, até o século XVI, habitava duas regiões da costa brasileira: a primeira ia desde a margem direita do Rio São Francisco até o Recôncavo Baiano; a segunda abrangia o litoral sul do atual estado do Rio de Janeiro e o litoral norte do atual estado de São Paulo. Este segundo grupo também era chamado de tamoio. Os tupinambás são considerados os antepassados de todas as tribostupis que habitavam o litoral brasileiro no século XVI. Compunham-se de 100 000 indivíduo. sEram a nação indígena mais conhecida da costa brasileira pelos navegadores europeus do século XVI. Atualmente, existe um grupo indígena no sul do estado da Bahia que alega descender dos tupinambás: são os tupinambás de Olivença.
Tupinambá" é oriundo do termo tupi tubüb-abá, que significa "descendentes dos primeiros pais", através da junção dos termos tuba (pai), ypy(primeiro) e abá (homem).
Costumes
Apesar de terem raízes comuns, as diversas tribos que compunham a nação tupinambá lutavam constantemente entre si, movidas por um intenso desejo de vingança que resultava sempre em guerras sangrentas em que os prisioneiros eram capturados para serem devorados em rituais antropofágicos.
Atualmente, existem quatro núcleos de índios tupinambás no litoral da Bahia: o Pau Brasil, de Em Olivença, no município de Ilhéus, nos anos 70 existiam menos de 50 indigenas, denominados os "Caboclos de Olivença" E a aldeia Patiburi, no município de Belmonte, com 199 pessoas. Também existem os Tupinambá da Serra do Padeiro, com mais de mil indígenas divididos em 21 aldeias - grupo que se negou a virar escravo nos engenhos e se abrigou no

Relacionados

  • Bola
    5785 palavras | 24 páginas
  • Coloniza O Consula Para Argumenta O
    24565 palavras | 99 páginas
  • Macumba Antropofaga
    14584 palavras | 59 páginas