ÉTICA E UTOPIA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

3625 palavras 15 páginas
ÉTICA E UTOPIA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS

Orozelina Viviane Gomes de Sá – graduada em Administração, pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Vértice – UNIVÉRTIX.

orozelina@hotmail.com

RESUMO

O objetivo deste trabalho é avaliar o clima organizacional no setor de vendas de uma empresa do ramo de bebidas em um município do interior de Minas Gerais no intuito de evidenciar a satisfação ou não do colaborador. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com aplicação de questionário a vendedores, supervisores e gerentes de vendas e repositores num total de 29 colaboradores. Os resultados apontam satisfação e orgulho dos colaboradores em trabalhar na empresa, bem como reconhecimento da possibilidade de crescimento, bons salários e benefícios. Entretanto, percebeu-se que ainda há o que melhorar no que se refere a cursos e treinamento, valorização pessoal e relacionamento interpessoal.

Palavras-Chave: Clima Organizacional. Qualidade de vida no Trabalho. Satisfação.

1. INTRODUÇÃO

Utopia é a ideia de civilização ideal, fantástica, imaginária. É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”.
Segundo Chiavenato (2002), o conceito de clima organizacional envolve fatores estruturais como o tipo de organização, tecnologia utilizada, políticas da companhia, metas, regimentos internos, além de atitudes e comportamento social que são encorajados ou não através dos fatores sociais.
A partir destes conceitos percebe-se que a cada dia mais a sociedade estão perdendo os seus valores éticos e estão vivendo em um mundo de utopia. Visto pela realidade da minha cidade, localizada no interior de Minas, onde as pessoas vivem e passam uma imagem que não são delas. Buscam por uma mudança do eu que existe, do caráter que foi construído e consolidado com a história de vida de cada um, com as experiências, valores e

Relacionados

  • SAUDE DA FAMILIA
    62549 palavras | 251 páginas
  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas
  • Rezek completo
    130493 palavras | 522 páginas
  • Alf Ross Direito E Justi A
    164618 palavras | 659 páginas