Ética e pesquisa - paolo nosela

1715 palavras 7 páginas
NOSELLA, P. . Ética e Pesquisa. 2003. (Palestra).
Paolo Nossela, nasceu na Itália (1942), onde se licenciou em Filosofia. Em 1967, veio ao Brasil, para trabalhar em educação popular, no Estado do Espírito Santo, criando as primeiras Escolas da Família Agrícola (EFAs) da Pedagogia da Alternância. Revalidou o curso de Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), colando grau no ano de 1971. No ano seguinte, na mesma Instituição, colou grau de Bacharel em Teologia. Fez Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP, respectivamente, nos anos de 1977 e 1981. Professor Titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, onde trabalhou desde 1979 nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação. Em Janeiro de 2007, se aposentou. Hoje integra o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Orienta Dissertações e Teses em Educação, em três linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Instituições Escolares; História e Teoria do Trabalho Docente e do Educador Social. Publicou artigos e ensaios sobre problemas da educação brasileira, em revistas especializadas.
O artigo Ética e Pesquisa, tenta analisar a questão da inserção da ética no campo da pesquisa, segundo o autor Paolo Nossela a ética servirá como um ponto de limite para as pesquisas que muitas vezes tornam-se desenfreadas, porém em contra-partida também analisa os impedimentos que a ética impõe e que pode acabar afetando o desenvolvimento satisfatorio da pesquisa, mas apesar da ambiguidade se tenta-se achar um ponto de intercessão para que ambas andem juntas e desenvolvam excelentes pesquisas com beneficio para toda a população.
“Quando se diz “ética”, logo vem à mente o termo “moral”. Os dois termos são sinônimos? Obviamente, não. [...] ética significa, em primeiro lugar, o ramo da filosofia que fundamenta científica e teoricamente a discussão sobre valores, opções

Relacionados

  • Implantação do proeja na rede de escolas tecnologicas do estado do pará
    7278 palavras | 30 páginas
  • Relatório final Estágio de Psicologia Social
    10114 palavras | 41 páginas
  • aenhor
    19437 palavras | 78 páginas
  • Ensino integrado
    48241 palavras | 193 páginas