Ética e moral: a busca dos fundamnetos

1600 palavras 7 páginas
ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

LONARDO BOFF ÉTICA E MORAL: a busca dos fundamentos

JAILSON JOSE RIBEIRO

BELO HORIZONTE
2010

Jailson José Ribeiro

LONARDO BOFF ÉTICA E MORAL: a busca dos fundamentos

Resenha apresentada à ESDHC como requisito para obtenção da nota da primeira avaliação parcial da disciplina de Metodologia de Pesquisa.
Prof..: Sebastien Kiwonghi

Belo Horizonte
2010

TEXTO-BASE:

BOFF, Leonardo. Ética e Moral: a busca dos fundamentos. 2ª Ed. Editora Vozes. Petrópolis: 2003.

MOSTRA BREVE DA VIDA E OBRA DO AUTOR[1]:

Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. É neto de imigrantes italianos da região do Veneto. Fez seus estudos primários e secundários em Concórdia - SC, Rio Negro-PR e Agudo-SP. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970Em 1993 prestou concurso e foi aprovado como professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em 8 de dezembro de 2001 foi agraciado com o prêmio Nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).

É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.

Por que ler Leonardo Boff?[2]

Jailson José Ribeiro[3]

A obra Ética e Moral: a busca dos fundamentos, do Teólogo e Filósofo Leonardo Boff, aborda as questões éticas e morais como fundamentos para as relações humanas em busca do desenvolvimento na sociedade e no meio em que se vive, o que inclui pensar as relações do ser humano com o meio ambiente.

O autor põe em pauta o caminho da humanidade. Por tantos acontecimentos antiéticos e imorais, questiona qual será o destino dessa, abismo ou apogeu em que os efeitos surtirão a todos.

Partindo da crise ética e moral gerada pelo pluralismo

Relacionados

  • Campo Harmonico
    3988 palavras | 16 páginas
  • Direito do consumidor
    31562 palavras | 127 páginas