çlkjhgfd

500 palavras 2 páginas
A maioria dos seres vivos possuem três fases:
Crescimento e desenvolvimento: ocorrem o desenvolvimento e o crescimento dos órgãos, o organismo cresce até seu corpo desenvolver todas as funções de forma a mantê-lo vivo e o tornar apto para a reprodução.

Reprodução: é caracterizada pela capacidade de reprodução do indivíduo, que garante a sobrevivência e perpetuação de sua espécie.

Senescência ou envelhecimento: é caracterizada pelo declínio da capacidade funcional do organismo.
Com o passar dos anos, os cinco sentidos tornam-se menos eficientes, interferindo na segurança, nas atividades diárias e no bem-estar geral do indivíduo.

Tato

O tato é reduzido geralmente durante a senilidade. A perda da capacidade de perceber a textura, a temperatura e a consistência dos materiais ocasiona dificuldades na realização de atividades finas, tais como contar dinheiro, costurar, escrever, virar páginas de livros e revistas.

Visão
Pode haver diminuição da percepção de cores e do campo visual, dificuldade de enxergar com baixa luminosidade, de perto e/ou de longe. Pode ser afetada por doenças comuns entre os idosos, como a catarata e o glaucoma.

A perda da capacidade visual interfere muito na qualidade de vida dos idosos, pois é o sentido que mais utilizamos para receber informações do meio ambiente e interagir com as coisas e pessoas que nos cercam. Podem ocorrer aumento de acidentes, por causa de tropeços e atropelamentos.

Audição

A redução da audição pode ocorrer por alterações em qualquer uma das etapas do trajeto entre a captação do som na orelha até sua interpretação pelo cérebro. Essas alterações ocorrem progressivamente ao longo do processo de envelhecimento e podem atingir 70% dos indivíduos com mais de 75 anos. A perda auditiva diminui a qualidade de vida dos idosos, pois dificulta o diálogo com outras pessoas.

Olfato

A diminuição da percepção dos cheiros inicia-se na meia idade, e progride ao longo da senilidade, podendo interferir na

Relacionados

  • Órgãos
    861 palavras | 4 páginas