Senso Comum – Bom Senso

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014
Senso Comum – Bom Senso

Cada um de nós participa de uma concepção de mundo (ideias, impressões, perspectivas e valores que orientam nossa ação cotidiana) e contribui paramanter essa concepção promovendo novas maneiras de pensar.
As concepções de mundo nascem, consolidam-se e desenvolvem-se a partir das relações que os indivíduos, ou agrupamentos estãoinseridos.
Nesses agrupamentos as classes dominantes são formadoras de opinião.
As classes dominantes assumem a tarefa de reforçar, transformar e aprimorar as ideias dessesagrupamentos garantindo assim sua permanência no poder.
Quando essas ideias tornam-se senso comum servem de referência para o povo que não percebe que estão sendo moldados de acordocom as necessidades das elites.
Ainda assim indivíduos e agrupamentos humanos procuram espaços de liberdade. Apesar dessas práticas de resistência essas massas não conseguemdestruir os mecanismos de dominação e tendem a conformar-se novamente com essa dominação.
No interior do senso comum há um núcleo: o bom senso.
Principais características do bom sensosão as formas de resistências individuais e coletivas que geram desconfiança às interpretações dominantes.
A presença do bom senso indica uma consciência da exploração que gerarevolta, mas que não se transformou na consciência da necessidade de destruir os mecanismos de dominação. Diante das dificuldades da luta, o bom senso faz recuar esse sentimento derevolta recolocando os indivíduos na posição de quem espera seus problemas serem resolvidos por outros.
O bom senso por um lado pode ser fonte de resistência moral mas por outropode levar os indivíduos a uma nova situação de passividade.
Para mudar essa situação é necessário que a transformação da consciência seja um trabalho de mudança de cultura.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Senso comum e Bom senso
  • Senso comum e bom senso
  • Gramsci senso comum e bom senso
  • Filosofia
  • Senso comum e Senso crítico
  • Senso Comum e Senso Critico
  • Senso Critico e Senso Comum
  • Senso comum e senso crítico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!