S.o paera dispositivos moveis

727 palavras 3 páginas
Sistemas operacionais para celular
A tecnologia transformou os celulares em pequenos computadores. Os aparelhos modernos, chamados de smartphones, têm uma capacidade de processamento maior do que os computadores que levaram o homem à Lua a bordo da Apollo 11, em 1969. Novos modelos surgem a cada dia no mercado, e as empresas travam uma verdadeira batalha para patentear novas funcionalidades e recursos.
Mas a discussão não termina na esfera judicial. Os próprios consumidores têm suas preferências e costumam defender com veemência os modelos favoritos. Mas a escolha de um smartphone não se resume ao aparelho. O sistema operacional é o que distingue modelos ou mesmo marcas. É preciso entender esse mercado para fazer a compra certa. Confira então os mais populares sistemas operacionais para celular.
5. Symbian
Embora o sistema operacional criado pela empresa Symbian e popularizado especialmente pela Nokia tenha sido descontinuado em janeiro deste ano, o software ocupou um papel de destaque no mercado dos telefones por pelo menos dez anos. Motorola, Sony Ericsson, Samsung e LG lançaram celulares rodando o sistema, que chegou a abocanhar 65% do mercado na metade de 2007. O Symbian foi uma das mais potentes plataformas por trás da integração de câmera e telefone, mas perdeu mercado com o advento das telas sensíveis ao toque. Em 2011, a Nokia começou a vender telefones com o sistema Windows, reduzindo a presença do Symbian no mercado a menos de 1% no final de 2012. Apesar disso, a manutenção do sistema está garantida até 2016.
4. Windows Phone
A gigante dos computadores não conseguiu repetir o sucesso de mercado nas pequenas telas dos celulares. Até o final do ano passado, somava apenas 4% dos sistemas operacionais usados por telefones norte-americanos, mas já figurava com 19% da fatia europeia dos smartphones. Mesmo assim, ainda está longe de competir diretamente com a Apple ou o Android, líderes do mercado. No Brasil, aparelhos da Nokia, Samsung e HTC estão

Relacionados