S Ntese Do Filme O Micr Bio E O Homem

490 palavras 2 páginas
Síntese do filme “O micróbio e o homem”.

O filme retrata a realidade da medicina em 1846, no Hospital Geral de Viena, o qual era considerado referência mundial no estudo desta referida ciência.
Neste hospital haviam os atendimentos particulares, geralmente para mulheres abastadas, geralmente no caso de partos, e o atendimento gratuito, onde as mulheres eram usadas como material de estudo para os acadêmicos de medicina do hospital.
O método de tratamento, bem como, conceitos de medicina ainda eram bastante obsoletos, onde eram levados em consideração os princípios gregos desta ciência, ainda sem a mínima noção de higienização, elevando o índice de mortalidade dos pacientes cirúrgicos, que entre dez pacientes morriam nove devido a choque, pois não havia ainda anestesia. Havia também os casos da maternidade, que a princípio eram conhecidos como a “febre puerperal”.
Sendo a maternidade dividida em duas alas: A ala das parteiras e a ala dos estudantes de medicina. Intrigado, o médico responsável (Dr. Semmelweis) notou que na ala das parteiras o número de mortes era bem menor, que na ala dos estudantes, e começou a investigar as possíveis causas, até que um médico (Dr. Kolletschka) faleceu e a “causa mortis” detectada foi a de um corte no dedo ao dissecar um material cadavérico. Partindo desse princípio, Dr. Semmelweis notou que o material citado de alguma forma penetrava na corrente sanguínea das parturientes.
Depois de muito refletir, descobriu o doutor que os estudantes saíam direto da sala de dissecação para a sala, onde acompanhavam e faziam exames em mulheres em trabalho de parto. Assim, ele começou a observar que os instrumentos cirúrgicos não eram esterilizados, ou seja, nem sequer lavados, eram passados o mesmo pano que limpava o chão nos instrumentos. As roupagens dos enfermeiros eram sujas assim como as mãos dos médicos,
Após esta descoberta, iniciou-se a corrida para se descobrir um material desinfetar as tanto as mãos quanto os instrumentos cirúrgicos.
O

Relacionados