R Pido Resumo De Fisio End Crino

3212 palavras 13 páginas
Apesar de citar alguns conceitos de outras áreas, como anatomia ou histologia, o foco desse resumo é a fisiologia do sistêma endócrino. Menções a outaras matérias têm função puramente de situar o leitor. HIPOTÁLAMO E HIPÓFISE + GH
-Componente epitelial = adeno-hipófise + Componente neural = neuro-hipófise
→ Adeno-hipófise = Pars distalis (90%) + Pars tuberalis (envolve a haste) + Pars intermedia
(está ausente em adultos, mas fica na divisão da neuro com a adeno).
→ Neuro-hipófise = Pars nervosa (mais inferior) + Infundíbulo + Eminência mediana (está entre o infundíbulo e o hipotálamo)
OBS.: Haste da hipófise = Pars tuberalis + Infundíbulo
-Neuro-hipófise:
→ a Pars nervosa é uma estrutura neuro-vascular onde ocorre a liberação de neurohormônios em um meio onde há muitos capilares fenestrados. Os hormônios peptídicos são
ADH e oxitocina. A liberação desses neuro-hormônios ocorre somente na Pars nervosa, porque os neurônios que os produzem (magno celulares) tem suas terminações nessa parte.
→ É composta por prolongamentos de neurônios, cujos corpos celulares estão localizados nos núcleos supraoptico e paraventricular do hipotálamo.
→ Há, ainda, células semelhantes a astrócitos chamadas de pituicitos. Supõe-se que sua função esteja relacionada ao controle do fluxo sanguíneo.
→ O hipotálamo não produz o hormônio propriamente dito. O que ele sintetiza é um pré-pró-hormônio, que consiste em hormônio com peptídeo sinal+neurofisina.. A neurofisina contribui para aumentar a meia vida do peptídeo e impedir que ele seja degradado enquanto ainda está sendo transportado. Ocorre clivagem do peptídeo sinal, sobrando pró-hormônio, que é cacondicionado em grânulos pelo aparelho de Golgi.
Esses grânulos de secreção são transportados ao longo do axônio por transporte rápido, ATP dependente. Durante esse processo, os pró-hormônios são clivados em hormônio+neurofisina e os grânulos com peptídeo processado são estocados na terminação axônica. Isso gera tumefações axônicas, visíveis ao

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas