Vita Activa

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
A Expressão Vita Ativa
A expressão vita activa é perpassada e sobrecarregada de tradição. É tão velha quanto a nossa tradição de pensamento politico. Na filosofia medieval, sendo traduzida comobios politikos de Aristóteles, já ocorre em Agostinho onde, como vita negotiosa ou actuosa, reflete seu significado original: Uma vida dedicada aos assuntos políticos.
Aristóteles distingue três modosque os homens podiam escolher livremente, independentemente das necessidades da vida e das relações delas decorrentes. Portanto eliminava qualquer modo de vida dedicado à sobrevivência do individuo,que são:
Labor: Modo de vida do escravo.
Trabalho: Modo de vida dos artesãos livres.
Aquisitiva: Modo de vida dos mercadores.
Os três modos de vida restantes tem em comum o fato de se ocuparem do“belo”, isto é, de coisas que não eram necessárias nem meramente uteis:
Vida voltada para os prazeres do corpo: no qual o belo é consumido tal como é dado;
Vida dedicada aos assuntos da polis: na qual aexcelência produz belos feitos;
Vida do filosofo: dedicada a investigação e à contemplação das coisas eternas, cuja beleza perene não pode ser causada pela interferência produtiva do homem e nem alteradaatravés do consumo humano.
É interessante observar que Aristóteles não coloca a vida política no mesmo plano do trabalho do artesão ou da vida do comerciante. Para ele, a vida do artesão e a do mercadornão eram formas de vidas dignas de um homem livre.
Com o fim das cidades-estados, caiu-se num reducionismo e a vida ativa passou a significar, única e exclusivamente, o engajamento nas coisas destemundo. A vida do político era da mesma espécie da do artesão e da do mercador. O político teria que estar, doravante, envolvido em diversos assuntos sociais. Desta sorte, a ação propriamente políticadeixou de ser espontânea e transformou-se numa obrigação para a vida terrena. A missão do político era, então, suprir necessidades e fazer coisas úteis. A ação passou a ser vista como uma das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha A VITA ACTIVA E A ERA MODERNA
  • Vita
  • Projeto vita
  • pedagogia activa
  • vita reta
  • Vita k
  • Vida activa
  • Sinais vitas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!