R lat rio Quimica Esperimental 4

1207 palavras 5 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Química
Graduação em Química Tecnológica
Química Geral Experimental

CINÉTICA QUÍMICA

Samuel Gomes Pereira Junior

Turma:PE3
Professora: Camila Corgozinho
Data de realização da prática: 28/04/2015

INTRODUÇÃO
Cinética Química é o ramo da química que estuda a velocidade das reações e os fatores que as influenciam. Tenta também controlar essa velocidade, tornando as reações mais rápidas ou mais lentas, se valendo, para isso, de fatores como temperatura, concentração, dentre outros.
Para que ocorra uma reação química os reagentes devem entrar em contato, e deve existir afinidade química entre eles. Porém, é necessário também que a colisão entre as partículas ocorra numa orientação favorável, e ainda que possuam energia suficiente na colisão (energia de ativação) para que as ligações entre os reagentes se desfaçam, se rearranjem e assim, o produto seja formado.

OBJETIVOS
Observar reações químicas e analisar o tempo e a velocidade que elas acontecem, bem como diversos fatores (como alteração de temperatura, concentração de reagentes e utilização de catalisadores) alteram sua velocidade.

PARTE EXPERIMENTAL

Procedimento 1

Efeito da concentração na reação:
2 IO3¯ + 5 HSO3¯ + 2 H+→ I2 + 5 HSO4 ¯ + H2O

Foram colocados em um suporte para tubos, 5 tubos de ensaio 18 x 150 mm, numerados de 1 a 5. Aos tubos foram adicionados respectivamente 10, 8, 6, 4 e 2 mL da solução 0,01 mol L-1 de KIO3. Em seguida adicionou-se água destilada aos tubos, de modo que todos os tubos contivessem 10 mL no total assim sendo: ao tubo 1 não acrescentou-se nada; ao tubo 2 adicionou-se 2 mL; 4 mL ao tubo 3; 6 mL ao tubo 4; 8 mL ao tubo 5. As misturas foram agitadas.
Ao tubo 1 adicionou-se 10 mL de solução a 0,04% m/v de NaHSO3. A mistura não foi agitada. Com o auxílio de um cronômetro o tempo foi marcado, desde o momento que adicionou-se a solução de NaHSO3, até o início da reação observada como o

Relacionados

  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas