POSSÍVEIS ARTÍCULÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, HISTÓRICO E SOCIAL.

261 palavras 2 páginas
POSSÍVEIS ARTÍCULÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, HISTÓRICO E SOCIAL.

Carina de Oliveira Pulceno

Profª. Maria Fernanda Diogo

Faculdade de Palhoça

Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia

28/09/13

Resumo

Desenvolvimento infantil, consiste numa seqüência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento de grau de complexidade, estas transformações se dão através da maturação dos sistemas e órgãos e a aquisição de novas funções. O mesmo se dá através de um conjunto de funções psicológicas superiores com a contribuição dada pela internalização e mediação. Veremos através deste paper que nenhuma das funções e até mesmo a interação entre o processo de desenvolvimento do ser humano estão interligadas e uma não se sobrepõe sobre a outra, mas sim complementam-se para que o desenvolvimento aconteça de forma completa.

Palavras Chave: Desenvolvimento, Funções Psicológicas Superiores, internalização.

1. INTRODUÇÃO

Considerando o desenvolvimento um processo complexo e de fundamental importância para que coopere com o desenvolvimento emocional e cognitivo como educadores precisamos entender todo esse processo que vem desde a aquisição das funções psicológicas, perpassando a internalização que se dá através da lógica dialética, ou seja, sujeito e social se constituem.
Em nossa espécie, o adulto detém um papel importante, culturalmente determinado, de garantir esta continuidade. A espécie humana subsiste, exatamente, pela transmissão que seus membros mais velhos fazem aos bebês, às crianças pequenas e aos jovens das ações humanas, dos conhecimentos, dos valores, da cultura.

2

ROSSI; ROSSI, 2012, p. 6 “A entrada dos sujeitos no universo simbólico, pela apropriação dos mecanismos internalizados na produção/elaboração cultural, representa para o bebê a possibilidade de humanização”.

Relacionados

  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas