" O viandante sobre mar de nuvens" - 1818 casper david friedrich

285 palavras 2 páginas
Comentário: " O Viandante Sobre Mar de Nuvens" - 1818 Casper David Friedrich
"A paisagem como experiência grandiosa aparece idealizada nos quadros de Casper David Friedrich. Ante a glória de uma natureza misteriosa, com montanhas e planíces desertas, a mesquinhez do homem." Essa citação já traduz bem a obra de
Friedrich e o quadro em si retratado. Nele podemos ver um homem de costas para nós, observadores, muito bem arrumado com um casaco verde e uma bengala. De frente a uma imensidão de nuvens e montanhas sem fim, pode-se notar ao longe algumas pequenas florestas de árvores. Como visto nas aulas, pode-se dizer que trata-se de um quadro de caráter sublime, pois passa uma idéia de desconforto e angústia, o homem parece não ter para onde ir, e qualquer lugar que quisesse seria inalcançável .
Disto podemos concluir que a idéia que o pintor queria passar é da insignificância e pequenez do homem perante o mundo, e que este pode ser algo bem apavorante. Pode-se dizer também que ele esta mostrando um confronto do homem com o desconhecido, pois não se vê nada abaixo das nuvens, não se sabe se a altura das montanhas e nem como é embaixo delas, se é um lugar bom ou ruím. Pelo fato de não saber o que se tem pela frente, passa-se uma idéia de insegurança do homem perante seu próximo passo, seu futuro: "devo ou não ir em frente?" e "o que me aguarda?". Além disso o quadro remete, também em seu significado ao "Penhascos Em Rugen" - 1818, analisado em sala de aula.

Nova Enciclopédia Barsa; São Paulo, Britannica, 2000, Pg 457
http://en.wikipedia.org

Relacionados