O TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO

4069 palavras 17 páginas
O TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO

Elton Borges1
Alline Paula2

RESUMO

O transtorno de somatização é uma condição crônica e frequentemente debilitante, considerada como o mais grave dos transtornos somatoformes. Transtornos estes responsáveis por sério sofrimento emocional e prejuízos sociais e ocupacionais, sem, contudo, terem tido, ainda, os seus sintomas físicos adequadamente explicados de forma médica. Este trabalho, então, reúne em sua revisão literária, algumas hipóteses explicativas, sua epidemiologia, clínica e diagnóstico diferencial, além de condutas de tratamento do mencionado mal.

Palavras-chaves: Transtorno de Somatização; Transtornos Somatoformes.

INTRODUÇÃO

Este artigo trata do transtorno de somatização, uma condição crônica e frequentemente debilitante, tida como a vertente mais grave dos transtornos somatoformes, grupo no qual também se incluem o Transtorno Conversivo, o Doloroso, o Dismórfico Corporal e a Hipocondria. Transtornos que embora apresentem queixas suficientemente sérias de sofrimento emocional, com prejuízos sociais e ocupacionais, não têm os seus sintomas físicos adequadamente explicados de forma médica. Assim, o objetivo deste trabalho é traçar uma revisão literária a respeito do mesmo, retratando algumas de suas hipóteses explicativas, epidemiologia, clínica e diagnóstico diferencial, além da sua forma de tratamento.
De acordo com Lazzaro e Ávila (2004), O termo somatização foi estabelecido por Lipowiski, em 1988, como “uma tendência para experimentar e comunicar desconforto somático e sintomas que não podem ser explicados pelos achados patológicos, atribuídos a doenças físicas e procurar ajuda médica para eles”.
A partir do trabalho de Reich (1995), Volpi (2004) afirma que o corpo não esquece, sendo que tudo o que é vivido durante a infância, através de sensações, permanece registrado, o que faz da somatização uma forma de comunicação de tais registros ancorados no próprio corpo, teoria esta um tanto

Relacionados