O trabalho da escola - resenha

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
EDUCAÇÃO E TRABALHO - RESENHA


O TRABALHO DA ESCOLA

Pelo trabalho o homem se faz homem, modifica a natureza, transforma suas condições de vida. Pelo trabalho o homem é alienado, subjugado, dominado. Ante essas duas faces, qual é o papel da escola na tão discutida "preparação para o trabalho" em nossa sociedade?
Uma escola preocupada com a preparação para o trabalho e que buscacontribuir para o estabelecimento de uma sociedade socialista deve, dentro dos seus limites, ser um palco crítico das atuais formas de organização do trabalho, tanto no capitalismo quanto no "socialismo", na medida em que estas sociedades são a negação da satisfação no trabalho e da autonomia dos trabalhadores.
A escola é parte integrante e inseparável do conjunto de fenômenos que compõem a totalidadesocial. Ela não pode ser pensada como autônoma e independentemente da realidade histórico-social. A escola, em verdade, desempenha um importante papel no sentido de formar (e aprimorar) a força de trabalho, ratificar as desigualdades sociais, inculcar a ideologia dominante, ou seja, no sentido de difundir crenças, ideias, valores, etc. compatíveis com a ordem social estabelecida.
O papel da escolaé fundamentalmente transmitir, de maneira lógica, coerente e sistemática, os conhecimentos acumulados historicamente pelo homem, ou seja, os conhecimentos científicos, tecnológicos, filosóficos, culturais, etc., indissoluvelmente ligados à experiência dos alunos e às realidades sociais mais amplas. A educação escolar não pode ser reduzida à pura transmissão de conhecimentos. Os conhecimentostransmitidos devem ser "vivos e concretos", e não conhecimentos abstratos, autônomos, como se os mesmos tivessem vida própria, independentemente das condições histórico-sociais. Os conhecimentos devem ser antes de tudo, reflexão sobre o próprio modo de vida social e não mera assimilação, por parte do aluno, de conhecimentos concebidos como autônomos e colocados como culturais em si mesmos.
A ciêncianão pode ser reduzida à "mistificação", a uma mera "opinião", a um "palpite" sobre o real, mas, ao contrário, é um tipo de conhecimento que corresponde ao real, objetivo, que pode ser verificado e que tem a ver com a realidade objetiva do mundo. Essa reprodução do real pelo pensamento, através da ciência, é indispensável para que o homem compreenda de maneira menos "mística" e "mágica" tanto anatureza quanto a sociedade. A ciência, nesse sentido, é indispensável para todo e qualquer homem, independentemente da classe social a que pertença. Daí a luta pela socialização do conhecimento científico, caminho indispensável para tornar de todos o que tem sido privilégio de uns poucos.
Essa maneira de entender o papel da escola aponta necessariamente para a transformação das escolas existentes,a superação dos problemas que fazem parte do seu cotidiano e o norteamento dos educadores, pois não é possível situar o aluno na realidade histórica presente, se os educadores não redirecionarem as atuais práticas escolares. É indispensável, entre outras coisas, que os educadores trabalhem de maneira mais integrada; que tenham um domínio sólido e competente dos conteúdos que transmitem e que estessejam, de fato, apropriados pelos alunos.
Os principais problemas nas escolas, no geral, são: os professores não tem total domínio do assunto a ser abordado e não conseguem relacioná-lo com a realidade social, além disso, tratam os alunos de maneira homogênea como se todos tivessem o mesmo ritmo de aprendizagem. Para agravar esse quadro, a remuneração do professor é baixa, o que o obriga a tervários empregos dificultando o processo ensino-aprendizagem. A maneira como a escola organiza o seu trabalho pedagógico para ensinar e instruir alunos de classes trabalhadoras tem contribuído para o aumento da evasão e da repetência e, além disso, as condições materiais das escolas, em geral, são precárias, o que tem contribuído negativamente para o trabalho do professor e a aprendizagem do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Organização e Gestão da Escola A Escola como Organização de Trabalho e Lugar de Aprendizagem do...
  • a escola do trabalho e o trabalho da escola
  • A escola do trabalho e o trabalho da escola
  • Resenha
  • Resenha – as escolas históricas e as escolas metódicas
  • Resenha gadotti, moacir. organização do trabalho na escola – alguns pressupostos.
  • Trabalho de escola
  • Trabalho escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!