O Surgimento Da Sociolingu Stica

Páginas: 6 (1377 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
1. O Surgimento da Sociolinguística
Desde os estudos feitos acerca da linguagem buscou-se encontrar respostas para entender a relação linguagem e sociedade, haja vista que esses elementos estão intimamente ligados, pois em qualquer período o homem sempre utilizou uma forma de comunicação: nos primórdios a comunicação oral e em seguida, a escrita. Essas duas modalidades fazem parte de um sistemalingüístico de uma comunidade lingüística, o qual permite ao ser humano estabelecer contato com o outro e interagir.
Saussure, precursor da corrente estruturalista, reconhecia a importância de natureza etnológica, histórica e política, porém seus estudos voltaram-se essencialmente para o organismo linguístico interno, uma vez que ele concebia a língua como um produto homogêneo e sua analise partiada observação como comportamento linguístico de um indivíduo. O principio da homogeneidade linguística foi adotada pelos estudiosos da glossemática e do gerativismo.
As primeiras investigações acerca de estudos sociolinguísticos surgiram a partir de William Bright (1966) e Fishman (1972), os quais passaram a incorporar os aspectos sociais nas descrições linguísticas. Bright afirmava que "adiversidade linguística" é precisamente a matéria de que trata a Sociolinguística. Segundo ele, as dimensões desse estudo estão condicionadas a vários fatores sociais, com os quais a diversidade linguística se encontra relacionada nas identidades sociais do emissor e receptor e na situação comunicativa.Essa nova área de estudo linguístico, denominada sociolinguística, surge confusa e desprovida de umgrande marco teórico.
Dando prosseguimento aos estudos de Bright, Labov (1972), passa a descrever a heterogeneidade linguística, pois para ele, todo fato linguístico relaciona-se a um fato social, e que a língua sofre implicações de ordem fisiológica e psicológica. Labov ficou conhecido por ser o representante da teoria da variação linguística.
Dessa forma, a Sociolinguística é uma área dalinguística que estudará a língua através de fatores externos, os quais caracterizarão a diversidade e a heterogeneidade linguística.
2. Papel da Sociolinguística
Delimitar o campo de pesquisa da sociolinguística não foi tarefa fácil, já que muitos teóricos do assunto levantavam questões envolvendo a linguagem humana e todas as hipóteses possíveis de formulação para o estudo da Sociolinguística eramrejeitadas. Mas foi Bright (1966) um dos pioneiros na definição do objeto de estudo do sociolingüista definiu que a diversidade linguística era o foco principal de estudo dessa nova disciplina, a Sociolinguística. Indo além, delimitando três ângulos fundamentais para esse estudo: a identidade social do emissor, a identidade social do receptor e as condições comunicativas.
Dino Preti (1987), afirma quea Sociolinguística pode desempenhar um papel de investigadora e fornecer uma excelente metodologia para os estudos da oralidade em diferentes locais. Com esse método de investigação é possível registrar diversos tipos de falas em diversas localidades na mesma região, traçando o perfil sociológico, econômico e cultural desse falante.
Em Gadet (1987:4) consta que a Sociolinguística estuda asrelações entre as variações linguísticas e sociológicas e o sociolingüista tenta mostrar a variação da linguagem de um falante para outro, como e porque esta assim determinada .Desde então, estudos foram avançando, novos teóricos descrevem essa ciência nova, Sociolinguística, conquistando uma visão mais ampla acerca da linguagem.
Para Baylon (2000:26) a Sociolinguística se preocupava essencialmente emdescrever as diferentes variedades coexistentes dentro de uma comunidade de fala, hoje ela engloba praticamente tudo o que diz respeito ao estudo da linguagem em seu contexto sociocultural.
"Se se entende por sociolinguística o estudo sistemático do uso da língua na vida social, não há como deixar de considerar a etnografia da comunicação como uma subdisciplina da sociolinguística"
Delineando e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociolingu stica variacionista resumo
  • PESQUISA SOCIOLINGU STICA
  • tRABALHO SOBRE sOCIOLINGU STICA
  • TRABALHO SOCIOLINGU STICA
  • A Pesquisa Sociolingu Stica
  • RESENHA O PAPEL DA SOCIOLINGU STICA
  • SOCIOLINGU STICA TRABALHO SOBRE VARIA O LINGU STICA
  • DIFEREN AS ENTRE SOCIOLINGU STICA INTERACIONAL E VARIACIONISTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!