O Suicidio - Emile Durkhein

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
 O suicídio- Emile Durkheim
O suicídio é o ato de se matar, geralmente o suicídio ocorre em pessoas que apresentam sinais depressivos, mas pode ocorrer também em casos de transtornos de personalidade ou esquizofrenia. Porem também é possível ocorre o suicido em pessoas que não são vitimas de transtornos psiquiátricos, particularmente em situações vista como insustentáveis, como luto oudeclínio no quadro de saúde. Durkheim conceitua como suicídio todo o ato consciente tomado pelo indivíduo em relação a si mesmo, cujo objetivo seja a própria morte. Emile Durkheim define o suicídio em três tipos: egoísta, altruísta, anômico.
Suicídio Egoísta: percebe-se que o suicídio varia inversamente a essa integração, dentro dos grupos e quando a sociedade se desintegra o individuo se isolada vida social e seu fins próprios se tornam preponderantes aos fins sociais. O estado de egoísmo consiste em uma falha na integração em relação a sociedade, uma individualização excessiva com o meio social: o que a de social fica desprovido de qualquer fundamento objetivo. Para o homem que se encontra nessa situação nada mais resta para justificar seus esforços e pouco em porta o fim de sua vidajá que ele esta pouco integrado com o meio social.
Suicídio Altruísta: É a antítese do suicídio egoísta. Acontece quando há um apego excessivo , quando há identificação com o grupo é tão forte que suas próprias vidas não tem valor independente. são cometidas ações suicidas, na crença de que isso beneficiara ou servira ao bem maior, conforme exemplificado pelas bombas suicidas, os ataqueskamikaze da segunda guerra mundial, ou suicídio de idosos que acreditam ser um fardo na vida de seus familiares. O suicídio altruísta é cometido geralmente por membros integrados de um grupo.
Suicídio Anômico: É aquele que ocorre onde não há regras na sociedade, gerando o caos fazendo com que a normalidade social não seja mantida, por exemplo em uma situação de crise econômica na qual há uma completadesregulação das regras normal da sociedade. certos indivíduos ficam em uma situação inferior a que ocupavam anteriormente. Assim há uma perda brusca de riquezas e poder fazendo com que os índices desse tipo de suicídio aumente.

Fato social

É preciso primeiro observar que fato social tem uma conceituação específica na obra de Durkheim. Em "Regras do Método Sociológico" ele procura afirmarque a sociologia trata de fatos sociais como "coisas", esse sendo seu objeto específico. O fato social tem como característica a exterioridade em relação aos indivíduos, isto é, daí sua denominação objetiva e a possibilidade da sociologia de encarar esses fatos como objeto seui. Além disso os fatos sociais são coercivos em relação aos indivíduos. Assim, eles são externos, vale dizer, não inerentesaos indivíduos e exercem uma coerção social sobre os mesmos conformando os indivíduos a certas práticas independentemente de sua vontade consciente.
Por fim, os fatos sociais são gerais em um determinado grupo humano, ou seja, observa-se uma constância desses fatos independentemente de manifestações isoladamente consideradas dos indivíduos. 
Em "O Suicídio" Durkheim procura colocar em práticatoda sua reflexão metodológica exposta no já citado "Regras do Método Sociológico" e irá encarar o suicídio como fato social. Isso não quer dizer que o suícidio seja ontologicamente um fato social, ele o é enquanto a sociologia o encara da maneira pautada pelo exposto acima.
Durkheim trata o suicídio de forma não psicológica, mas de forma social, buscando padrões empíricos em diversas sociedadese seguindo um método comparativo. É daí que Durkheim consegue definir os 3 tipos de suicídio do ponto de vista sociológico (egoísta, altruísta e anômico - e suas combinações). 
Assim, o suicídio é um fato social a partir do momento em que se pode enquadrá-lo nos termos do objeto típico da sociologia na visão de Durkheim e segundo as características intrínsecas desse objeto. 

Método utilizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile durkhein
  • Emile Durkhein
  • emile durkhein
  • Emile Durkhein
  • Émile Durkhein
  • Émile durkhein
  • Émile Durkhein
  • emile durkhein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!