O Sistema Respirat Rio Um Conjunto De Rg O Incumbidos Das Trocas Gasosas

341 palavras 2 páginas
O sistema respiratório é um conjunto de órgão incumbido das trocas gasosas, ou, seja o ato resultante da inspiração e da expiração.
Na inspiração o ar é sugado pelas narinas, passando pela via nasal, seguindo pela faringe, isso porque a epiglote nesse momento se fecha para que nenhum alimento não vá para os pulmões, destino do ar sugado, então o ar passa pela faringe, chegando à laringe, passa pela traquéia (pomo de Adão), brônquios e nos bronquíolos se formando em, depois de todo um processo, gás carbônico que, depois de haver a hematose e que fora inspirado, ser lançado fora do organismo pela expiração.
Nesse momento vários músculos e outros sistemas atuam em conjunto, detalhe importante é que, quando inspiramos pelo nariz (canal correto) e não pela boca, pois há nas narinas, as vibrissas e o muco, que impedem a entrada de bactérias e impurezas.
Fato curioso é quando numa competição, alguns atletas fraturam o nariz e por haver ali cartilagens, não torna isso um meio fatal. Há também outros órgãos cartilaginosos que compõem esse sistema.
Sem contar na complexidade dos alvéolos pulmonares (pequenas bolsas) recoberta por uma rede capilar sanguínea, que participam da troca gasosa, e nos pulmões e o sangue capilares resultando na hematose.
Quais são os circuitos respiratórios? (relacionar rota de um dado volume de ar, desde que ele é inalado pelo nariz até entrar nos pulmões, ofertando os nomes das diferentes estruturas por ele transitados).
Via nasal / faringe/ laringe/ traquéia/ brônquios/ bronquíolos/ pulmões. O ar inspirado passa pela via nasal, segue pela faringe, depois pela laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões.

Quais são os principais vasos (veias e artérias) do nosso organismo?
São os vasos (veias) que levam sangue para o coração e artérias (vasos) que carregam sangue para fora do coração.

Quais são os mecanismos dos processos de inspiração e expiração?
Mecanismo de inspiração, expiração e processo gasoso.

Quais músculos

Relacionados