O serviçob À Francesa

348 palavras 2 páginas
À Francesa
O serviço mais requintado que se pode oferecer. Por isso, deve ser realizado somente em ocasiões especiais e sofisticadas, como noivados, casamentos, jantares formais e eventos protocolares.
A partir do século XIX e até os dias atuais, o serviço à francesa tem mantido a característica seqüencial dos pratos. Um garçom leva a refeição em uma bandeja, acompanhada pelos talheres de serviço, cujos cabos devem estar apontados para o convidado, que serve a si próprio o. Há sempre uma ordem que deve ser respeitada: as mulheres se servem primeiro, começando pela primeira senhora à direita do anfitrião. Em seguida, é a vez dos homens, obedecendo à mesma seqüência: o primeiro homem à direita da anfitriã seguido pelos demais senhores. A refeição é iniciada somente após o anfitrião, último a se servir, levantar seu talher.
Após todos os convidados terminarem de comer, o garçom retira os pratos pela direita e coloca a louça limpa pela esquerda. O procedimento de serviço se repete com todas as refeições, até que seja servida a sobremesa, que encerra a cerimônia.
Por ser recomendado para eventos formais, o serviço à francesa exige atenção redobrada com todos os detalhes, para que não ocorram imprevistos desagradáveis. Os utensílios utilizados na cerimônia – pratos, talheres, taças, travessas, sopeiras – devem ser de material nobre, e é necessário dispo sousplats sob todos os pratos. Outro ponto importante é o aspecto visual do ambiente. Tanto a aparência dos alimentos, quanto a decoração do salão e da mesa devem ser observados, tomando cuidado para os arranjos de mesa não atrapalharem a visão dos convidados.
Peça fundamental para o serviço, o garçom também precisa estar adequado ao evento. Recomenda-se que use smoking e luvas brancas, e é essencial que tenha prática e esteja bem treinado. O garçom deve posicionar a bandeja ao alcance dos convidados, não deve encostar-se à mesa e muito menos esbarrar nos convidados.

Relacionados

  • Livro de DIREITO ADMINISTRATIVO
    333259 palavras | 1334 páginas