O SER PEDAGOGO(A)

Páginas: 4 (894 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014











































































O SER PEDAGOGO



Atualmente, temosinúmeros conceitos sobre o que venha ser a pedagogia, alguns até simplistas demais, como é o caso de quando as pessoas limitam a pedagogia ao ato de ensinar. Não podemos e nem devemos reduzir a ciência doensino de tal maneira que sua amplitude estuda questões teóricas e práticas do ensino, visando sempre a melhoria da aprendizagem dos alunos. Seguindo essa linha de raciocínio, quem é o pedagogo e quaisas competências que o mesmo deve ter para desempenhar com maestria seu papel na educação? Libâneo (2001) nos faz refletir sobre o curso de pedagogia como um curso de formação para professores dasséries iniciais do ensino, logo, quem ensina as crianças são os pedagogos. Embora bem sucinta essa afirmação impera na sociedade brasileira sobre a formação dos nossos professores, entretanto se formoslevar esse conceito ao pé da letra, todos os profissionais que cursam/cursaram licenciatura nas mais diversas áreas do saber podem ser considerados pedagogos.
A pedagogia é muito mais que formação deprofessores. A pedagogia está envolta de processos educativos, maneiras de ensinar, métodos orientando toda uma ação educativa, sem esquecermos, obviamente das problemáticas enfrentadascrítica-reflexivamente por todos os profissionais envolvidos nessa ação pedagógica. Nesse sentido, compreendemos que a pedagogia está muito além de ser apenas métodos e modos de ensinar as crianças que estão emformação física/intelectual. A pedagogia é segundo Libâneo (2001) uma “atividade humana intencional e também, uma prática social”.
Falar em pedagogia implica falarmos sobre a educação. A educação permeia apedagogia, uma vez que a pedagogia se interessa em saber o que está por detrás das propostas educacionais. Isso, levando-se em consideração a educação como prática social que realiza nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é ser um Pedagogo
  • O que é ser pedagogo
  • O QUE É SER PEDAGOGO
  • Ser pedagogo
  • o que é ser pedagogo
  • O QUE É SER UM PEDAGOGO
  • o que e ser pedagogo
  • o que é ser pedagogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!