art da guerra

Páginas: 7 (1543 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
A Globalização e seus efeitos

. O que significa, afinal, globalização?
A globalização pode ser entendida como o conjunto de transformações recentes na economia do planeta, que causaram uma ampliação dos fluxos de mercadorias, uma integração entre os países. São características desse período as inovações tecnológicas e a consequente aceleração da difusão de informações.
. Impacto
Aglobalização afeta todas as áreas da sociedade, principalmente na comunicação, comercio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.
. Comunicação
A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas daárea de telecomunicações e governos no mundo.
Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso a meios de comunicação, graças ao barateamento dos aparelhos, principalmente celulares e os de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças à inovaçãotecnológica. Hoje uma inovação criada no Japão pode aparecer no mercado português ou brasileiro em poucos dias e virar sucesso de mercado. Um exemplo da universalização do acesso a informação pode ser o próprio Brasil, hoje com 42 milhões de telefones instalados, e um aumento ainda maior de número de telefone celular em relação a década de 1980, ultrapassando a barreira de 100 milhões deaparelhos em 2002.
.Efeitos na indústria e serviços
Os efeitos no mercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação da modalidade de outsourcing de empregos para países com mão-de-obra mais baratas para execução de serviços que não é necessário alta qualificação, com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, sejapara criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagem competitivas no acesso de mercados regionais.
O ponto mais evidente é o que o colunista David Brooks definiu como "Era Cognitiva", onde a capacidade de uma pessoa em processar informações ficou mais importante que sua capacidade de trabalhar como operário em uma empresa graças a automação, também conhecida comoEra da Informação, uma transição da exausta era industrial para a era pós-industrial.
.Teorias da Globalização
A globalização, por ser um fenômeno espontâneo decorrente da evolução do mercado capitalista não direcionado por uma única entidade ou pessoa, possui várias linhas teóricas que tentam explicar sua origem e seu impacto no mundo atual.
A rigor, as sociedades do mundo estão em processode globalização desde o início da História, acelerado pela época dos Descobrimentos. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o consequente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do própriofim da Segunda Guerra Mundial.
No geral a globalização é vista por alguns cientistas políticos como o movimento sob o qual se constrói o processo de ampliação da hegemonia econômica, política e cultural ocidental sobre as demais nações.

.As fases do capitalismo
O que chamamos de globalização representa, na verdade, a fase atual de um movimento iniciado com as grandes navegações, no séculoXVI, que abriram aos conquistadores europeus as terras do Novo Mundo, principalmente na América.
A revolução industrial marcou uma nova fase da globalização. Essa etapa assalariada no lugar do trabalho artesanal.
A maquina a vapor foi introduzida nos meios de transportes, como trens e barcos. Outras inovações tecnológias, como o telégrafo e o telefone, atravessaram continentes, ampliando os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra espanhola e art
  • Art A
  • ART
  • Arts
  • Art
  • Art
  • Art
  • Art

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!