O SALARIO PODE SER USADO COMO UM FATOR MOTIVADOR Henrique L Espinola

7303 palavras 30 páginas
O SALÁRIO: PODE SER USADO COMO UM FATOR MOTIVADOR?
Henrique Lopes Espinola
Trabalho de Conclusão de Curso Pós Graduação em Psicologia Organizacional
Faculdade Anhanguera de Dourados, 2013.

RESUMO
O presente estudo objetivou buscar evidências através de análises se o salário pode ser usado como referencial na motivação do trabalhador e a abordagem empregada para a pesquisa foi qualitativa permanecendo na condição descritiva, analítica e exploratória. E duas teorias de motivação foram utilizadas, cujo estudo aborda e sugere algumas formas de estar motivando o colaborador sob o enfoque das teorias da Hierarquia de Necessidades formulada e desenvolvida por Abraham
Maslow e a Teoria dos dois fatores por Frederick Herzberg sustentando um parecer quanto o salário pode ser usado como um fator de motivador. Para o psicólogo organizacional é fundamental distinguir as causas e os fatores que influenciam no comportamento humano, notando suas necessidades, ressaltando que a motivação será trabalhada sob esses enfoques. Optar em usar salário como um fator motivador seria uma saída para satisfazer as necessidades do trabalhador de forma paliativa não atendendo completamente a necessidade do trabalhador.
.
Palavras-Chave: salário; motivação; trabalhador; psicólogo organizacional.

INTRODUÇÃO
No que concerne esta pesquisa a metodologia a ser empregada será através de revisão bibliográfica de forma qualitativa permanecendo na condição descritiva, analítica e exploratória com o objetivo de analisar, verificar, abordar se o salário pode ser usado como um fator referencial na motivação do trabalhador numa situação quando a referência salarial se encontra defasada.
O pesquisador se interessou pelo tema devido à experiência pessoal e de alguns fatos observados em seu local de trabalho como correspondente bancário ao vivenciar a desmotivação nas questões salariais tanto de antigos e novos funcionários, devido o baixo valor da referência salarial.
E alguns dos novos funcionários não

Relacionados