O Renascimento

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MARCÍLIO DIAS
“EDUCANDO PARA A VIDA’’









O RENASCIMENTO

















TORRES
2014



Emanuele Ribeiro
Geovane Machado
Matheus do Nascimento Harbst








O RENASCIMENTO










TORRES
2014



SUMÁRIOINTRODUÇÃO............................................................................................................03
DESENVOLVIMENTO................................................................................................04

1. O RENASCIMENTO...............................................................................................04
1.1. Entre as fases feudalismo e capitalismo.........................................................04
1.2.Características...................................................................................................04
1.3. Áreas em que se manifestou............................................................................05
2. PRINCIPAIS ATUANTES.......................................................................................06
3. A SOCIEDADE ANTES EDEPOIS........................................................................06

CONCLUSÃO.............................................................................................................08
REFERÊNCIAS..........................................................................................................09










INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o renascimento, e a antiga cultura Greco – romana. O objetivo destetrabalho é analisar a cultura Greco – romana e as mudanças que ocorreram no pensamento medieval e renascentista, e na evolução econômica.
Neste trabalho serão apresentadas as mudanças da evolução econômica no feudalismo e capitalismo, as principais características, áreas em que o renascimento se manifestou, e os principais atuantes.











1. O RENASCIMENTO

Surgiu no séculoXV e XVI, iniciou-se na Itália, se espalhando por Portugal, França, Espanha e Inglaterra. Espelhou-se na antiga cultura Greco – romana que tinha como principais valores: artes, ciências e literatura. O principal fator para a expansão do renascimento foi à prensa, pois aumentou a produção dos livros, deixando – os mais baratos. O elemento mais relevante do renascimento foi o humanismo, que é ondeprocura – se saber por que tudo acontece, mas voltado para o homem, ou seja, usa a razão humana e não divina.

1.1. Entre as Fases Feudalismo e Capitalismo

No feudalismo, não existia comércio, era à base de troca. A produção era substancial. O serve trabalhava na terra di senhor feudal e pagava um ‘aluguel’ pelo seu uso, além de trabalhar até três dias por semana de graça. O servodevia gratidão pelo trabalho e proteção, essa dependência chama – se vassalagem.
No capitalismo tudo era o oposto, o trabalhador era quem vendia sua força de trabalho. Buscavam o aumento de produção, novos mercados consumidores e visavam o lucro. Com isso começou a existir o emprego assalariado.
Este processo foi muito lento.

1.2. Características

Classicismo: é a valorização da cultura Greco– romana nas artes plásticas, teatro e literatura.
Criticismo: foi a fase de crítica sobre o pensamento medieval e tudo que lembrava os aspectos daquele lugar, por ser um período muito triste, obscuro, sem liberdade e amedrontador.
Antropocentrismo: é o oposto de teocentrismo. Teocentrismo é Deus como centro do universo, já o antropocentrismo é o homem como centro do universo e é neste período queo homem é valorizado pelo seu raciocínio. Antropocentrismo deu origem ao humanismo.
Racionalismo: significa explicar de modo racional, tentar descobrir e explicar os fenômenos deste mundo através da observação e da comprovação científica. Substitui o conhecimento baseado no senso comum, na autoridade, na tradição e na explicação teológica imposta pela igreja.
Individualismo: cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • renascimento
  • Renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • Renascimento
  • renascimento
  • O Renascimento
  • Renascimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!