O MERCADO INTERNACIONAL E A AGRICULTURA BRASILEIRA

Páginas: 6 (1416 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
RESUMO
O trabalho seguinte tem como objetivo a caracterização da agricultura brasileira, bem como sua estrutura de comercialização e a variedade de problemas por ela enfrentados, por diversos fatores. E as interfaces da agricultura brasileira com o mercado internacional, ou seja, como esta interage em face de economia exportadora, apresentando o crescimento econômico brasileiro no setoragrícola e as tendências futuras de mercados emergentes a esse setor.

Palavras-chave: Agricultura. Economia. Exportações. Mercados.




ABSTRACT
The following work has as objective the characterization of the Brazilian agriculture, as well as its commercialization structure and the variety of problems for it faced, for several factors. And the interfaces of the Brazilian agriculture with theinternational market, in other words, how it interacts front of the economy exporter, presenting the Brazilian economical growth in the agricultural section and the future tendency of emerging markets to that section.

Key-words: Agriculture. Economy. Exports. Markets.











1. Introdução
A comercialização agrícola tem um papel importante na economia brasileira, pois vincula osetor produtivo e o consumidor final, (dentro e fora da fronteira nacional), atraindo os fatores de produção e ampliando o setor empregatício. Entender como se desenvolve essa comercialização é importante para compreender a inserção do Brasil no mercado internacional, em especial por meio do agronegócio.
Assim, o trabalho que se segue é uma análise sobre o mercado de produtos agrícolas, emespecífico sobre as interfaces da agricultura brasileira e o mercado internacional, a saber, as problemáticas da agricultura brasileira e o dinamismo da composição das exportações e importações brasileiras.

2. Dualismo estrutural na comercialização
Há um dualismo estrutural na produção agrícola do Brasil e consequentemente, na comercialização. O mercado interno é abastecido basicamente pela agriculturatradicional (ou familiar), que pode ser realizada por grandes e médios produtores, porém, é mais comum entre pequenos produtores. Observa-se assim, a produção em menor escala e dispersa, uso de insumos tradicionais, baixo nível tecnológico e de mecanização, pouca especialização e difícil acesso ao crédito rural. O canal de comercialização típico do pequeno produtor é vender sua produção aospequenos comerciantes do interior, restringindo-os a operarem com pequenos lotes, altos custos e perdas no transporte, resultando em preços baixos aos pequenos produtores e preços maiores aos consumidores. Vale ressaltar, a presença de um grande número de intermediários, ou seja, o produto é revendido várias vezes até o consumidor final adquiri-lo.
Porém, os médios e grandes produtores vendem os mesmosprodutos aos grandes comerciantes, que os encaminham às industrias ou empresas empacotadoras que vendem a médios e grandes varejistas, principais atendentes dos consumidores de renda média e alta. E apresenta número menor de intermediários que, operando com lotes maiores, selecionam, beneficiam e embalam o produto, obtendo maior eficiência e margens menores.
O outro lado da comercializaçãoocorre com a chamada agricultura moderna, com maior enfoque às exportações; observe que, as características da agricultura brasileira atual é totalmente diferentes das observadas até o início da década de 1950 [...] os antigos modelos de plantations e de subsistência foram pouco a pouco sendo substituídos pela “agricultura moderna”, definida pela especialização crescente, produtividade elevada eintegração direta aos demais sistemas produtivos (RODRIGO; SILVIA; GERALDO, 2010).
Esse tipo de agricultura opera em maior escala, é mais especializada, os agricultores tem fácil acesso ao crédito rural e é mais intensiva em capital e insumos modernos. A demanda dos produtos exportados é relativamente mais inelástica que a demanda dos produtos internos, contribuindo a uma menor variabilidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agricultura brasileira
  • A agricultura brasileira
  • A agricultura brasileira
  • Agricultura brasileira
  • Agricultura brasileira
  • agricultura brasileira
  • Agricultura Brasileira
  • Agricultura Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!