O relevo africano caracterizado pela constante presen a de planaltos constitu dos por rochas muito antigas

745 palavras 3 páginas
O relevo africano é caracterizado pela constante presença de planaltos constituídos por rochas muito antigas, resultantes da ação erosiva nas antigas elevações. Os planaltos possuem uma área mais desgastada que é uma grande linha de fraturas(Rift Valley), e essa grande linha é ocupada por muito lagos como o Alberto, o Tanganica, Niassa e o Vitória.Em tempo de cheia esses lagos ajudam muito para a agricultura no país. O Rift Valley tem um vasto sistema de fossos tectônicos, por isso as varias montanhas e elevações.
Muitos dos picos da África tem (ou tiveram no passado) atividade vulcânica, como os montes Kilimanjaro, Quénia, Karisimbi, Nyiragongo, Meru e Elgon. O vulcão Ol Doinyo Lengai continua ativo, sendo o único vulcão de natrocarbonatite no mundo. Outra zona vulcânica extremamente ativa é o Triângulo de Affar, no Djibouti.
Um quarto do território africano é ocupado pelo deserto do Saara, este é o mais grande deserto do mundo. E a vasta depressão do Saara é espalhada de relevos. Certas partes do deserto, como o Tanezrouft e o deserto da Líbia, são extremamente áridas. Ao leste, o deserto é atravessado pelo Nilo. Os solos desérticos, pobres em componentes orgânicos, cobrem uma vasta O continente africano possui poucos rios, principalmente nas áreas que correspondem ao deserto. Os que são encontrados localizam-se nas regiões tropicais e equatoriais e são muito extensos e volumosos; alguns chegam a atravessar o deserto. O principal rio da hidrografia africana é o Nilo, que possui uma grande importância história e também é o segundo maior rio do mundo, perdendo apenas para o Rio Amazonas. Além do Nilo, existem também o Congo, o Zambeze e o Niger.
Quanto aos lagos, a África possui muitos extensos e profundos e em sua maioria situam-se ao leste do continente, como o Tanganica, Rodolfo, Niassa e Vitória.extensão. O Rift Valley é um fenômeno geológico que ocorreu há milhões de anos atrás, quando as placas tectônicas da África e da Arábia no continente asiático,

Relacionados