O REALISMO FANTÁSTICO- MARAVILHOSO E A PRESENÇA DA LÓGICA INVERTIDA EM ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.

Páginas: 11 (2574 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS- CAMPUS XXI
ADELINE GOMES DA SILVA






O REALISMO FANTÁSTICO- MARAVILHOSO E A PRESENÇA DA LÓGICA INVERTIDA EM ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.












IPIAÚ-BAHIA
2012


ADELINE GOMES DA SILVA





O REALISMO FANTÁSTICO- MARAVILHOSO E A PRESENÇA DA LÓGICA INVERTIDA EM ALICE NO PAÍSDAS MARAVILHAS.







Artigo apresentado, á professora Adilma Nunes como obtenção de crédito na disciplina História da Literatura infanto-juvenil à Universidade Estadual da Bahia para fins avaliativos.






Ipiaú-Bahia
2012

Resumo
A obra infantil Alice no país das maravilhas de Lewis Carrol há muito tem sido alvo de inúmeras discussões acerca de suas temáticas ecaracterísticas intrigantes até mesmo para os estudiosos do assunto. O presente artigo pretende fazer uma incursão na obra partindo das propriedades mais comuns que são as próprias das narrativas do fantástico maravilhoso do século XIX, levando aos atributos incomparáveis do autor inglês e chegando a elementos comuns na história as viagens da personagem- título, sempre tendo como pano de fundo o ilogismo, ofantasioso e o irreal.
Palavras-chaves: Alice. Fantástico. Ilogismo.

Introdução
Alvo de inúmeros debates e releituras entre os estudiosos da Literatura, o gênero no qual se enquadra a obra Alice no País das Maravilhas, as questões giram em torno do fato do objetivo da narrativa teria sido um conto de fadas ou uma história para crianças? Sabe-se a partir dos dados históricos que o autoriniciou sua história a partir do momento em que teve a intenção de entreter as filhas de um amigo, em especial a personagem-título Alice dotada de peraltice e inteligência pueril.
Ao analisar as características dos contos de fadas, o qual o fará mais detalhadamente no ponto seguinte, nota-se que talvez seja possível enquadrar ou ainda como é o ponto focal desse artigo fomentar as discussões acercadessa narrativa, objeto de inúmeras teorias desde que a Literatura infantil passou a ser assunto amplamente discutido por estudiosos da área.
Na observação da Professora Dorothea Franco, os contos de fadas possuem características próprias que divergem das lendas, fábula e outras histórias comumente apreciadas pelo público infantil. Daí a necessidade de encontrar elementos narrativos que facilitemtal comparação.

Contos de fadas X Contos maravilhosos: definição e contexto histórico
Contar é algo que remonta a tempos antigos. Mania herdada de nossos avós e pais que faziam do hábito uma distração para os pequenos, uma maneira de fazer as crianças dormirem, ainda hoje perpetuada por alguns. A palavra vem do latim computare, abreviado, comptare. Assim, contar é o computo ou conto dos fatos.Os primeiros contos que se tem registro não são os místicos e maravilhosos, mas os conhecidos, as anedotas.
De onde surgiram os primeiros contos de fadas? Porque a depender da origem do conto as mesmas procedem de diversas origens. O certo é que Ao tratar da estrutura desses contos temos o seguinte esclarecimento:
A presença do maravilhoso é sua característica fundamental. Depois aspersonagens, em geral, poucas e apresentando grande unidade, às vezes crianças, outras jovens em idade de casar. Podem proceder de uma cabana muito pobre ou de um faustoso palácio encantado. Sua origem, as características que as distinguem, o modo como atuam são sempre extremamente exagerados. (Góes 2010, p. 168)
Na Idade média quando surgiu a inspiração para os contos de Perrault, escritor do século XVII,que tem a sua obra classificada enquanto Realismo nos contos de fadas, por tratar do que há de real no campo da imaginação, sendo que o elemento maravilhosos ocupa espaço pequeno em sua histórias. Dois séculos depois conhecemos aquele que é descrito como reis dos contistas infantis: Andersen, pois suas histórias tornaram-se sinônimos de sucesso mundial.
Partindo para a Literatura Inglesa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tradução de Alice No País das Maravilhas
  • Alice no País das Maravilhas
  • Alice no país das maravilhas
  • Uma nova alice no país das maravilhas
  • alice no pais das maravilhas ROTEIRO
  • Ficlhamento de alice no pais das maravilhas
  • alice no pais das maravilhas
  • Alice no pais das maravilhas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!