O que é Ideologia ( Mirilena Chauí)

626 palavras 3 páginas
Resumo do livro: O que é Ideologia

O livro O que é ideologia digamos que pode ser definido em três partes, termo historico, concepção Marxista do que é ideologiae e concepção a qual a autora procura mostrar também as idéias de alguns pensadores filósofos sobre esse tema.

Para os Gregos, movimento era qualquer modificação alteração da realidade, seja qual for. Aristóteles elaborou uma teoria chamada a teoria das quatro causas, sendo assim as diferentes relações entre as quatro causas explica tudo que existe, o modo como existe e se altera, e o por que existe.

Ideologia é um meio usado pelos dominantes de uma sociedade para exercer o domínio sobre, fazendo - se despercebida, como uma mascara aos dominados, idéias da classe dominante para dominar toda a sociedade. Como diria a própria autora de tal livro, num outro trabalho seu: "Os ideólogos são membros da classe dominante e das classes aliadas a ela, que, como intelectuais, sistematizam as imagens e as idéias sociais da classe dominante em representações coletivas, gerais e universais. Essas imagens e idéias não exprimem a realidade social, mas representam a aparência social do ponto de vista dos dominantes." (Do livro: Convite a Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, ano 2000, pág. 216-219).(Patricia Mendes, 2009, blogspot.com)

Segundo a teoria de Marx o ocutamento é para dominar mais facilmete, com a leitura do livro nos permite entender que a ideologia dominante no sistema capitalista é a bueguesia, de acordo com as teorias Marxista existe a luta de classes burguesia x proletariado, o trabalhador vende a sua força de trabalho enquanto a burguesia tem o poder das forças produtivas e explora o tra balho do proletariado, o gera o conceito mais-valia.

Resenha do livro: O que é Ideologia

A autora faz os leitores entenderem com objetividade o porquê da ideologia, qual a sua origem, quais seus fins, quais seus mecanismos e quais seus efeitos históricos: sociais, econômicos, políticos e

Relacionados