O Que S O Estromat Litos

348 palavras 2 páginas
O que são estromatólitos?

Chamamos de estromatólito à rocha formada por biossedimentos que se acumulam como um tapete de limo. São biossedimentos porque foram formados a partir da ação de bactérias e cianófitas que possuem a capacidade de captar os carbonatos existentes no meio em que viviam, e ao metabolizá-los, os depositam nas suas membranas celulares. Ao se depositarem no fundo de mares rasos, foram desenvolvendo camadas sucessivas, alternando com partículas sedimentares sobre um substrato rígido.
Os estromatólitos são o registro das mais antigas formas de vida que conseguiram sobreviver no Planeta Terra e deixar evidências, que remontam ao Período Pré-Cambriano, embora, ainda nos dias atuais, consigamos registrar também a ocorrência de estromatólitos "vivos", por exemplo, em Shark Bay, na Austrália. Essa ocorrência, associada a lagunas hipersalinas apresenta crescimento colunar de 0,5mm por ano, o que equivaleria dizer que demandaria 2.000 anos para que a estrutura alcançasse 1 metro de altura.
É um anseio da humanidade conhecer suas próprias origens, e, como ainda não se formou um consenso a respeito das origens da vida no planeta Terra, os estromatólitos apresentam-se como ferramenta científica a ser utilizada na busca por respostas satisfatórias às questões que dizem respeito ao surgimento e à evolução das formas de vida.

Eles podem ser utilizados na identificação de localidades geográficas onde existiu atividade biológica; Paleoambientes podem ser identificados e descritos a partir do estudo de estruturas estromatolíticas.

Há atualmente, campos de estromatólitos localizados em áreas muito distantes dos mares rasos da atualidade, porém, a existência dos mesmos é indicativo de que grandes alterações ambientais ocorreram desde a formação dos campos, atualmente fossilizados, e que a paisagem que atualmente observamos é a resultante de milhões de anos de evolução paleoambiental.

Atualmente, eles se encontram apenas em determinados lugares, como na costa

Relacionados

  • Nascimento Mb Dr Rcla
    36738 palavras | 147 páginas