o que e pedagogia e quem é o pedagogo

Páginas: 5 (1096 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014

O que e pedagogia?
O estudo objetiva contribuir com a compreensão epistemológica da pedagogia a partir da constatação de mudança do paradigma em torno do significado da docência. Parte do princípio de que a pedagogia, enquanto teoria da educação tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. Considera que sua constituição teórica apresenta-se marcada por elevados níveisde complexidade e precariedade. Assim, o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento sobre e na educação. “Campo de conhecimento”, pois não se trata apenas de teorias científicas, na medida em que envolve outras formas e outros tipos de conhecimento. “Sobre a educação”, por teorizar e sistematizar as práticas educativas produzidas historicamente na articulação dosdiferentes saberes já descritos. E, “Na educação”, ao materializar-se nas práticas educativas que são fundastes para a articulação de todos os conhecimentos produzidos nas ações dos educadores, no âmago da atividade prática. Como campo de conhecimento prático, a pedagogia conjuga e são constituídas por essas diferentes formas e [esses diferentes] tipos de conhecimentos, sob a mediação da ética e dapolítica. A ampliação do conceito de pedagogia é justificada a partir da expansão do significado da docência, que não pode ser simplificada à transferência mecânica de teorias científicas. Daí a necessidade de se ampliar o entendimento epistemológico da pedagogia, que tem, entre suas diferentes áreas de investigação, a docência. O estudo conclui com a consideração de que o conceito ampliado de pedagogia,embora concebido a partir da educação escolar, apresenta-se com possibilidade de facilitar não apenas a interpretação e intervenção dos processos educativos que ocorrem na escola, mas também daqueles que ocorrem em espaços não escolares.
Palavras-chave: pedagogia, campo de conhecimento, docência.


Atividades Principais
Ministrar aulas em educação infantil e no ensino fundamental;
Orientarprofessores de modo a aperfeiçoar o ensino;
Elaborar currículos e calendários escolares;
Planejar as etapas do processo de ensino, dotando-o de qualidade;
Trabalhar em unidades escolares ou em secretarias de educação, em projetos que visem programar a didática no ensino;
Promover sindicância e processos administrativos na área educacional, coordenando todas as atividades;

A cada escola, umrecomeça 
O pedagogo será bem-sucedido à medida que for aceito, respeitado e compreendido pela escola que o recebe e o apoia. O significado inicial do seu trabalho está no valor que lhe é atribuído pelo próprio sistema e pela comunidade. A partir dessas boas-vindas, é seguir em frente com coragem e determinação. Há que se fazer por merecer e confirmar as expectativas em relação ao trabalho querealiza.
As inúmeras exigências impostas à escola atualmente e a carência de professores qualificados vêm ampliando o campo de ação do pedagogo e exigindo-lhe um esforço cada vez maior no sentido de aprender a colocar o amor e o respeito mútuo em seu convívio diário e de promover a mudança e a inovação de que a escola necessita, com garra e determinação. Os conhecimentos e as habilidades requeridaspara esse trabalho prescrevem-lhe permanente aprendizagem.
O pedagogo precisa aceitar sua parcela de responsabilidade e compromisso com a equipe de professores desde o início. Sua ação junto a estes deve ser semelhante a uma potente locomotiva, puxando todos para o movimento, para a ação continuada e na direção certa. 

E que é o pedagogo?

Pedagogo  é o profissional formado em Pedagogia, oqual atua em processos pedagógicos, e também educativos, ou seja, processos relacionados com o ensino. Ele pode atuar inclusive em empresas, desenvolvendo projetos educativos. Trata-se de um indivíduo preparado para desenvolver um trabalho de educação com qualidade de acordo com todo o conhecimento que o mesmo adquiriu em sua faculdade e em cursos, levando sempre em consideração a legislação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é pedagogia e que é pedagogo
  • Pedagogia e Pedagogos
  • o que é pedagogia e quem é o pedagogo
  • o que é pedagogia e quem e o pedagogo
  • O QUE É A PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO
  • PEDAGOGIA E PEDAGOGO
  • O QUE É PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO
  • Pedagogia Pedagogos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!