O que é semiótica

Páginas: 8 (1877 palavras) Publicado: 26 de março de 2014

Elaborar uma resenha do livro abaixo, colocando a definição e uma explicação do Conceito de Semiótica.

O que e Semiótica - Col. Primeiros Passos
Santaella, Lucia / BRASILIENSE 
Semiótica é por definição signo, a ciência que estuda os signos, ciência geral da linguagem.É uma ciência, um território do saber e do conhecimento ainda não sedimentado, indagações em progresso. O século XX viunascer e esta testemunhando o crescimento de duas ciências da linguagem. Uma delas é a lingüística, ciência da linguagem verbal e a outra é a Semiótica, ciência de toda e qualquer linguagem. As principais relações fundamentais de semelhança e oposição entre ambas são problemas que tentaremos ir focalizando oportunamente no decorrer do percurso que iremos efetuar. Integrado ao nosso próprio ser é ouso da língua que falamos, nos comunicamos também atrás da leitura ou produção de formas e volumes, massas, interações de forças, movimentos, que somos também leitores ou produtores de dimensões e direções de linhas, traços e cores, a linguagem nos constituem como seres simbólicos de linguagem.Quando consideramos a linguagem verbal escrita, esta também mão conheceu apenas o modo de codificaçãoalfabética criado e estabelecido no ocidente a partir dos gregos. Há outras formas de codificação escrita, diferentes da linguagem alfabeticamente articulada, tais como hieróglifos, pictogramas, ideogramas, formas estas que se limitam com o desenho, existe uma linguagem verbal, linguagem de sons.Linguagem, uma gama de incrivelmente intricada de formas sociais de comunicação e de significação queinclui a linguagem verbal articulada,mas absorve também a moda da culinária e tantos outros, dos valores que se prestam ao jogo de interesses dos proprietários dos meios de produção de linguagem e não aos usuários.Considerando-se que todo o fenômeno de cultura só funciona culturalmente porque é também um fenômeno de comunicação, toda e qualquer atividade ou pratica social constituem-se como praticassignificantes, praticas de produção de linguagens de sentido.
Signo é uma coisa que representa outra coisa: seu objeto. Ele só pode funcionar como signo se carregar esse poder de representar, substituir, uma outra coisa diferente dele. Ora, signo não é o objeto. Ele apenas está no lugar do objeto.portanto, ele só pode representar esse objeto de um certo modo e numa certa capacidade.
Aquilo que osigno efetivamente produz na sua, na minha mente, em cada mente singular. Produzira dependendo da sua natureza de signo e do seu potencial como signo. Limitação do nosso repertorio.



 Rede de classificações sempre triadicas dos tipos possíveis de signo, de acordo com o modo de apreensão do signo em si mesmo, ou de acordo com o modo de apresentação do objeto imediato, ou de acordo com o modode ser do objeto dinâmico. Tomando-se a relação do signo consigo mesmo. 1) A relação do signo consigo mesmo. 2) a relação do signo com o seu objeto dinâmico. 3) a relação do signo com seu interpretante
Até onde vai a semiótica
As linguagens estão sendo no mundo e nos estamos na linguagem. A semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação as linguagens possíveis, fenômenos de produção designificações e de sentido.Os dois ingrediente fundamentais da vida são: energia e informação.Não apenas a vida é uma espécie de linguagem, mas também todos os sistemas e formas de linguagem tendem a se comportar como sistemas vivos, ou seja, eles reproduzem, se readaptam, se transformam e se regeneram como as coisas vivas.Nos fenômenos sejam eles quais forem a semiótica busca divisar e deslindarseu ser de linguagem, sua ação de signo.
 O legado do C. S. Peirce
Semiótica tem três origens ou sementes lançadas quase simultaneamente no tempo, mas distintas no espaço e na paternidade: umas nos EUA, outra na União Soviética e a terceira na Europa Ocidental.A proliferação histórica crescente das linguagens e códigos, dos meios de reprodução e difusão de informações e mensagens, proliferação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É SEMIÓTICA
  • Semiótica
  • Semiotica
  • Semiótica
  • SEMIOTICA
  • O que é semiótica
  • Semiotica
  • SEMIÓTICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!