O psicopedagogo e as dificuldades de aprendizagem das crianças: um estudo na apae de parnaíba- pi.

492 palavras 2 páginas
VERAS, Viviane Pascoal. O psicopedagogo e as dificuldades de aprendizagem das crianças: um estudo na APAE de Parnaíba- PI.

Este estudo monográfico de Viviane Pascoal Veras expõe o trabalho do psicopedagogo com crianças que possuem dificuldade de aprendizagem na APAE. Primeiramente relatando o fator histórico, onde situa-se o psicopedagogo, o campo de atuação e por fim a apresentação e discussões sobre a pratica dos psicopedagogos.
O psicopedagogo é um profissional que deve ser um mediador em todo seu processo, indo além da simples junção dos conhecimentos da psicologia e da pedagogia. Por sua vez a pedagogia tem sua própria ciência e muitas descobertas da psicologia contribuem no mesmo para definir métodos e estratégias de ensino, só que essas técnicas não estão alcançando o resultado esperado devido ao alto nível de reprovações e evasão escolar. A partir desse problema evidenciado nas salas de aulas entra em cena o papel do psicopedagogo que se encontra num campo especifico que não é nem pedagógico, nem psicológico; mas é um outro ser que trabalha com as dificuldades do aprender de quem ensina e de quem aprende.
Para a ABPp, o psicopedagogo, por sua vez, tem a função de observar e avaliar qual a verdadeira necessidade da escola e atender aos seus problemas, bem como verificar, junto a um projeto, como a escola conduz o processo ensino- aprendizagem, como promete o sucesso de seus alunos e como a família exerce o seu papel de parceria nesse processo de aprendizagem (VERAS, Viviane P. pág. 14). Nesse processo o psicopedagogo deve atuar como um detetive para investigar se as queixas da professora estão correta a respeito da criança, pois uma simples agitação as vezes é diagnosticada na sala de aula como hiperatividade podendo não ser isso mesmo.
Isto evidencia que o psicopedagogo não trabalha sozinho ele precisa da base escolar e familiar da criança com dificuldade de aprendizagem. Portanto o trabalho do psicopedagogo tem uma importante função social, pois

Relacionados

  • Educação especial: segregação ou inclusão social?
    5178 palavras | 21 páginas