O PROJETO DE PESQUISAS SOCIAIS DO ESTADO DA BAHIA

Páginas: 13 (3119 palavras) Publicado: 16 de junho de 2013
O PROJETO DE PESQUISAS SOCIAIS ESTADO DA BAHIA – COLUMBIA UNIVERSITY E O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

Resumo
O presente trabalho referente ao projeto de pesquisa “Ecos da Cultura Política Brasileira: o Programa de Ciências Sociais no Estado da Bahia – Columbia University como vetor para uma modernização conservadora baiana” tem por objetivo analisar o quadro social políticoe econômico em que se encontrava o estado da Bahia nos fins da década de 40 e início de 50. Propõe-se ainda compreender o que levou o governo da Bahia a firmar acordo com a Universidade de Colúmbia e as conseqüências desse convênio para o processo de modernização do estado.
Palavras chave: Projeto Columbia, modernização conservadora, industrialização.
Introdução
Nas décadas de 30 e 40 o Brasilpassou pelo seu processo de revolução industrial tardia. Com a vitória da “revolução de 30” tem-se o inicio da ruptura com a velha estrutura oligárquica que dominava o país, no entanto essa ruptura não se deu de uma forma radical, mas sim consentida onde os velhos valores políticos se entrelaçaram com os novos, e as diferenças entre as diversas regiões apenas se acentuaram. Nesse processo deindustrialização a Bahia ficou marginalizada, atuando como apêndice dos grandes centros industriais (São Paulo/Rio de Janeiro), contribuindo com matérias primas e mão de obra barata, caracterizada pelos imigrantes sertanejos fugitivos da miséria.
Esse quadro só começa a se alterar quando no fim da década 40 ocorre o descobrimento de poços de petróleo na Bahia, era um período em que os políticos eintelectuais baianos tomavam cada vez mais consciência da necessidade de se pensar em ações que de fato promovessem a modernização do estado. Otavio Mangabeira governador Estadual na época chegou a falar em um “enigma baiano” caracterizando como um mistério o atraso da Bahia, tão elogiada pela suas potencialidades. É nesse contexto histórico que o então secretario de educação e saúde do governomangabeira Anísio Teixeira tem a iniciativa de firmar o convênio com a Columbia University para a criação do Programa de pesquisas sócias do estado da Bahia. O convenio com a universidade americana visava à compreensão do quadro social em que se encontravam as populações baianas, com a intenção de servir de base para um processo de mudança.


O Projeto de Pesquisas Sociais Estado da Bahia –Columbia University e seu Contexto
Otavio Mangabeira assumiu o governo baiano em 10 de abril de 1947, foi o primeiro governador eleito após a era Vargas. Encontrou o estado em uma situação de crise e estagnação econômica, altos índices de analfabetismo, mortalidade infantil e péssimas condições sanitárias para a população. Para caracterizar o quadro de atraso econômico ele usou a expressão “enigmabaiano”. O termo enigma que foi muito usado denota que era um tanto incompreensível para as autoridades da época o motivo de a Bahia, terra de riquezas naturais e de um passado glorioso, continuar em uma situação de atraso e até regredir quanto à importância no cenário nacional quando comparada os estados do Sul.
Analisando hoje as condições sociais, políticas e econômicas do período em questãoé possível perceber que era clara a razão da estagnação econômica pela qual passava o estado. Historicamente a política baiana sempre esteve dividida entre os interesses particulares dos diversos grupos dominantes locais que foram incapazes de formularem um projeto modernizador, que melhorasse as condições de vida da população e criasse as condições materiais necessárias para o desenvolvimento doestado. Assim Bahia permaneceu à margem dos processos políticos e econômicos que ocorrem no país durante os anos 30 e 40. Persistiu a velha estrutura do latifúndio, a economia continuou essencialmente agrário-exportadora e a população permaneceu em situação de miséria, privada de direitos básicos.
Dias Tavares em História da Bahia explicita esse quadro de atraso e miséria em que se encontrava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de pesquisa: estado social x criminalidade violenta
  • Projeto Pesquisa Responsabilidade Social
  • Projeto de pesquisa em serviço social
  • Projeto de pesquisa em serviço social
  • Projeto De Pesquisa E Social
  • Projeto de Pesquisa Serviço Social
  • Projetos de pesquisa em serviço social
  • Projeto de pesquisa em psicologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!