O per odo hist rico da Era Cl ssica envolve a queda do feudalismo

354 palavras 2 páginas
NA LITERATURA
Destacou-se o escritor português Camões, autor da grandiosa obra Os Lusíadas. Podemos também destacar também os escritores: Dante Alighieri, Petrarca e Boccacio.
Luís Vaz de Camões presume-se tenha nascido em Lisboa por volta de 1524, de uma família do Norte (Chaves). Filho de Antônio de Mariz, livreiro em Coimbra no tempo em que Camões ali vivia, segundo consta, frequentou aulas de Humanidades no Mosteiro de Santa Cruz onde tinha um tio padre.
Ingressou no Exército da Coroa de Portugal e em 1547, embarcou como soldado para a África, onde participou da guerra contra os Celtas, no Marrocos, e em combate perde o olho direito. Regressou a Lisboa em 1552, levando aí uma vida de boemia, frequentou tanto os serões da nobreza como as noitadas populares. Numa briga, feriu um funcionário real e foi preso. Embarcou para a Índia em 1553, onde participou de várias expedições militares. Voltou para Lisboa em 1570, já com os manuscritos do poema "Os Lusíadas", que foi publicado em 1572, com a ajuda do rei D. Sebastião. Morreu em Lisboa, Portugal, em 1580, em absoluta pobreza.
“Os Lusíadas são o mais notável paradigma estético do idioma "em que Camões chorou, no exílio amargo / o gênio sem ventura e o amor sem brilho"(camões ), nas famosas palavras de outro poeta que burilou com raro talento a última flor do Lácio: (Olavo Bilac). Os Lusíadas das antigas epopeias clássicas é a presença de episódios líricos, sem nenhuma relação com o tema central que é a viagem de Vasco da Gama. Os Lusíadas é a um só tempo, canto de amor, hino patriótico, ode à beleza, ourivesaria do idioma, ação de graças a Deus e relato de uma aventura verdadeiramente extraordinária — na qual ressalta a imaginação do autor genial, que une conteúdo e forma de maneira sublime e inextricável .
Luís de Camões é o poeta erudito do Renascimento, suas canções e trovas lembras a cantigas medievais ,revelando a sensibilidade humana.

Referencias
Livro :Português literatura ,gramatica ,redação. Emília

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas