O patrimònio ds estidades

372 palavras 2 páginas
"O patrimônio, que a contabilidade estuda e controla, registrando todas as ocorrências nele verificadas."
No meu ponto de vista exige um estudo sobre os bens, direitos e valores os quais o patrimônio possui,indicando quem é ativo e quem é passivo, dentro da situação. Assim pode se ter de forma clara como se encontra a real situação do patrimônio liquido.

"Estudar e controlar o patrimônio, para fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial."
Mostrar em gráficos como se encontra a situação do patrimônio,organizando por tipos de contas,deixando claro o saldo credor e devedor,creditando e debitando,indicando os fatores pelos quais fatores ocorreram a variação no patrimônio,se foi fatos permutativos,modificativos ou mistos.E assim manter totalmente o controle do patrimônio. Deve se sempre registrar todos os fatos ocorridos dentro do patrimônio, pois a contabilidade tem que ser sempre exata, os dados tem que serem sempre apresentados e controlados. Levando em conta os fatores:
• FATOS PERMUTATIVOS: São aqueles que não alteram o Patrimônio Líquido, ocorrendo somente trocas.
• FATOS MODIFICATIVOS: São aqueles que alteram o Patrimônio Líquido.
Podem ser:
AUMENTATIVOS – aumenta com as receitas;
DIMINU
TIVOS – diminui com as despesas.
• FATOS MISTOS: São aqueles que provocam alterações no Ativo, no Passivo e no Patrimônio Líquido, simultaneamente.
FATOS PERMUTATIVOS São aqueles que não alteram o Patrimônio Líquido, ocorrendo somente trocas. Exemplos:
Compra de mercadoria a vista (bens por bens);
Compra de instalações a prazo (bens por obrigações);
Recebimento de direitos (direito por bens);
Pagamento de obrigações (bens por obrigações). FATOS MODIFICATIVOS São aqueles que alteram o Patrimônio Líquido. Podem ser: AUMENTATIVOS – aumenta com as receitas; DIMINUTIVOS – diminui com as despesas. Exemplos: Receitas de aluguel –

Relacionados