O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMATICA

Páginas: 26 (6409 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2014
O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMATICA
Fernanda Oliveira da Silva1

RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo principal buscar informações que permitam avaliar os critérios de ensino e aprendizagem em matemática, observando os diferentes desempenhos e aprendizagem a partir dos diferentes métodos de ensino. Esta investigação ancora-se no pressuposto de que oconhecimento matemático e a atitude pedagógica dos professores vêm sendo modificados através de pesquisas e de discussões sobre sua eficácia em sala de aula. Volta-se, ainda, à sua aplicabilidade ao cotidiano e a real função social da construção do raciocínio matemático. Nesse contexto, com amplo histórico de propostas e mudanças didáticas e estratégicas, percebe-se pouco resultado prático, uma vez quea aquisição de conceitos, domínio de procedimentos e desenvolvimento de atitudes são aspectos relativos a cada aluno e dependem diretamente de como o professor atua quanto ao dimensionamento dos conteúdos, práticas pedagógicas e as condições em que se processam o trabalho no ensino da matemática. Ressalta-se sempre a busca por metodologias e cursos de atualização que capacitem os professores aestabelecerem um dialogo produtivo com seus alunos, buscando tornar a escola um adequado espaço de construção de conhecimento. A metodologia empregada foi, para isso, pesquisa bibliográfica analisada a partir de artigos indexados e livros para a compilação das informações. As conclusões mostraram que a defasagem professor-aluno-aprendizagem de matemática continua um tópico permeado de indagaçõesquanto ao fazer docente, mas recursos existem e devem ser viabilizados em prol de melhoria na Educação.
Palavras-chave: Matemática. Ensino-aprendizagem. Papel do professor.

INTRODUÇÃO
Considerada como uma das mais antigas ciências e, como matéria ensinada, a matemática faz parte dos currículos escolares desde há mais de dois mil anos, tendo sempre ocupado um lugar privilegiado. (VASCONCELOS,2009).
Sobre suas características, Paz JR. (2009) afirma que se trata de uma disciplina com predicados muito específicos, únicos, podendo ser definida como um processo de pensamento que implica a formação e aplicação de redes de idéias abstratas e associadas logicamente.
A matemática é estudada tanto pelas suas aplicações práticas como pelo seu interesse teórico. Algumas pessoas, e não só osmatemáticos profissionais, consideram que a essência dessa disciplina reside na sua beleza e no seu desafio intelectual. Para outros, incluindo muitos cientistas e engenheiros, o valor essencial da matemática é a sua aplicação à própria atividade. (SACRAMENTO, 2008; VASCONCELOS, 2009)
A matemática é vista por muitas pessoas como uma disciplina difícil de ser entendida e normalmente o argumento é acomplexidade e o nível de abstração de seus conteúdos. Mas, por outro lado, apesar de não se identificarem com a matéria a maioria destas pessoas concordam que a matemática está presente em várias situações do dia-a-dia, onde é trabalhada naturalmente sem encontrar muita dificuldade, um exemplo desta realidade são as crianças que para ajudarem os pais no sustento da casa ou para beneficio próprio,trabalham no mercado informal, em seu trabalho constantemente realizam cálculos diversos que envolvem conceitos matemáticos como as quatro operações e as idéias de razão e proporção, mas se esses mesmos cálculos forem cobrados pelo professor na escola em forma de uma expressão numérica, por exemplo, essas crianças não conseguem resolver. Outro exemplo mais comum é uma criança qualquer que na escola nãoconsegue calcular 3 X 1,5 mas se manda-la ao supermercado comprar três bolachas de R$1,50, ela sabe exatamente quanto vai gastar.
Estas situações deixam explicita a necessidade de tonar a matemática ensinada na sala de aula mais próxima da realidade dos alunos e, através de uma mudança na metodologia de ensino familiarizá-los com a matéria, formando assim pessoas capazes de utiliza-la para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem
  • o papel do professor no processo ensino aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR
  • O papel da história da matemática no processo ensino-aprendizagem
  • O papel do professor no ensino da matemática a distancia
  • O Papel Mediador Do Professor No Processo De Ensino-Aprendizagem Da Arte Na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!