o papel do professor no ensino de arte

Páginas: 29 (7217 palavras) Publicado: 19 de junho de 2014
RESUMO
Atualmente, a arte voltada para a educação do desenvolvimento do indivíduo, da formação de seu senso crítico e afetivo, está sendo desvalorizada. Muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo. A imagem que nos é passada é a de apreciação das grandes obras e não a do despertar da capacidade criadora. Para que isso ocorra, podemos comoprofessores, fazer uso das linguagens artísticas (teatro, dança, música e artes visuais) que são carregadas de sentidos e fazem parte da condição humana, para desenvolver nos alunos a capacidade de se relacionar, de sentir e de assumir uma consciência crítica. Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a arte, para mostrar como ela é importante na formação da criança. Assim como os outroscomponentes curriculares, a disciplina Arte é relevante em seu processo de formação. As aulas de Arte, assim como os professores, não precisam visar a formação de pintores, escultores ou peritos em artes, mas devem buscar ampliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos tornando-os indivíduos criativos e dinâmicos inseridos no contexto da sociedade. Palavras-chave: 1. Arte, 2. Educação da criança,3. Linguagem, 4. Desenho infantil.







Introdução
A disciplina Arte pode ser aplicada na educação da criança, por sentirmos necessidade de entender e responder qual o valor dessa disciplina e como ela pode ajudar na educação da criança, visando estimular a sensibilidade do aluno, incentivando-o a pensar, sentir e agir de maneira diferente, por meio do uso das diversas linguagensartísticas, buscando favorecer o desenvolvimento do potencial criador do indivíduo. De acordo com os autores que contribuíram para este trabalho, podemos notar, que a arte ainda não é ensinada e aprendida de uma maneira suficiente pela maioria das crianças e adolescentes brasileiros. É necessário um espaço para o desenvolvimento pessoal e social por meio de vivência e posse do conhecimento artístico eestético do aluno, e para isso é preciso pensar uma nova metodologia. A arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. “Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seuponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário...” (MARTINS, M. et al, 1998, p.57). De acordo com Ferraz e Fusari (1999, p. 16), “a arte se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”. Assim, o propósito deste artigo é explicar qual a importância da Artepara a criança. Para isso, nos apoiaremos nas ideias apresentadas pelas autoras Martins, Picosque e Guerra (1998), quando se referem a um estudo elaborado sobre o desenvolvimento expressivo da criança, que na obra “Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte” foi separado em quatro movimentos. É importante deixar claro desde o início que “esses movimentos nãosão estáticos, não delimitam seu território de maneira estanque, definitiva” (1998, p. 94). São importantes para o desenvolvimento da criatividade da criança, principalmente pelo trabalho do professor como mediador.
Por esse prisma, consideramos que a Arte deixe de ser apreciada como uma atividade e passe a ocupar a categoria de disciplina de Arte, para que ela passe a ser mais do que algo para sertratado só na escola, mas algo que provoque mudanças de comportamento.







História da arte-educação no Brasil.
Ela afirma dentro da pedagogia neoclássica o desenho apresenta-se como elemento principal do ensino artístico. Surge ao longo da constituição da arte-educação sofrendo alterações consideráveis segundo vontades políticas e as demandas sociais de cada época e sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética no ensino: o papel do professor
  • O papel do professor no ensino à distância
  • O papel do professor no ensino de física
  • O Papel Mediador Do Professor No Processo De Ensino-Aprendizagem Da Arte Na Educação Infantil
  • Qual o papel do professor no processo de ensino-aprendizam
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!