o papel do pedagogo

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

Desde os tempos remotos, a canção é utilizada como meio de ensinar, entreter e socializaras crianças, sendo, dessa forma, um importante artefacto pedagógico para a actuação do educador, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, fazendo com que estes possam interagir com os colegas e com o meio, contribuindo, assim, com a construção da sua identidade. Esta,além de ser um meio de integrar e divertir, pode ser uma importante aliada no processo de aquisição de conhecimentos e valores tão necessários para a formação humana.
O presente trabalho procura observar a importância da canção no processo de ensino e aprendizagem. Na socialização entre os alunos e na construção e/ou na valorização da identidade destes, caracterizando, portanto, um aprendizadolúdico, estimulante e edificante, além de procurar trazer contribuições relevantes para o estudo da importância da canção no processo de ensino e aprendizagem.
A canção é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Ela está presente em todas as culturas nas maisdiversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. No presente trabalho analisamos literaturas especializadas em educação relacionada à importância que a música tem no aprendizado de crianças que estão na educação infantil.
É difícil encontrar alguém que não se relacione com a músicaescutando, cantando, dançando, tocando um instrumento, em diferentes momentos e por diversas razões. Surpreendemo-nos cantando aquela canção que parece ter “cola” e que não sai da nossa cabeça e não resistimos a, pelo menos, mexer os pés, reagindo a um ritmo envolvente. Portanto, não é mero acaso que a música é empregada nos diversos campos da atuação humana. As interação entre os aspectos afectivos,psicomotores e cognitivos,assim, como promoção da interação e comunicação social conferem caráter significativo à linguagem musical. É uma das formas importantes da expressão humana, o que por isso só justifica sua presença no contexto da educação.
Uma vez que tenham tido muitas oportunidades, nas séries iniciais, de vivenciar experiências envolvendo a canção, pode se esperar que as crianças areconheçam e utilizem-na como linguagem expressiva, conscientes de seu valor como meio de comunicação e expressão. O conhecimento é um processo de construção que ocorre sempre num contexto social.
Portanto, novas regras podem surgir a partir de necessidade e de um “contato” entre as crianças. Quando brincamos com uma criança, estamos ajudando-a a aprender a lidar com suas emoções em busca dasatisfação dos seus desejos. Vencendo as frustrações, estamos ensinando-a a agir estrategicamente diante das forças que operam no ambiente. Com alegria despertamos nela o gosto pela vida e o enfrentamento dos desafios com segurança e confiança.
Uma criança que a cada instante dá provas de suas aptidões criadoras, que incessantemente imagina, inventa e cria, só pode ser compreendida e orientadaatravés de uma pedagogia e psicologia da construção e do movimento. Portanto, é de primordial importância utilizar-se das brincadeiras e jogos no processo pedagógico. Trata-se do exercício de habilidades necessárias ao domínio e ao bom uso de nossa inteligência emocional. Freinet, apud Elias (1998,p.45).




















CAPÍTULO I – O PROBLEMA

1.1. Formulação do problema

Acanção é um factor muito importante na vida do indivíduo porque ao acompanhar a música com gestos ou danças, a criança estará trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela estará descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive todos ouvem, apreciam, compartilham, mas poucos sabem de sua importância e em que ela pode contribuir. Ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o papel do pedagogo
  • O papel do pedagogo
  • O PAPEL DO PEDAGOGO
  • O papel do pedagogo
  • O papel do pedagogo
  • O papel do pedagogo
  • o papel do pedagogo
  • O papel do pedagogo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!