O papel do Assistente Social junto a Sociedade

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013
O Papel do Assistente Social Junto a Sociedade
O capitalismo financeiro està fortemente projetado na sociedade
contemporânea, interruptamente altera sua ordem sócio- política, econômica e cultural.
Nesse complexo de causalidades há um redimensionamento da questão social respondendo novas expressões. Inserido nesse cenário o serviço social tem ocupado um papel muito importante na arenapolítica dos países em desenvolvimento, no que se refere as mazelas sociais que os norteia, damos maior enfoque:ao pauperismo, exploração na divisão sócio –técnica do trabalho, desemprego, subemprego e a precarização de condições de vidas. Os profissionais do Serviço Social estão atuando na implantação e execução de políticas sociais públicas, no âmbito do estado.
Nas ultimas décadas o Serviço Socialteve suas transformações, e tem demonstrado novas habilidades e competências impulsionando a categoria profissional para uma atuação diferenciada. Na sociedade que vivemos, é exigida do assistente social a competência de acompanhar a dinamicidade da realidade que atua buscando dar as respostas às contradições desta sociedade. O trabalho destes profissionais deve ser realizado sob a perspectiva datotalidade, não visualizando apenas o indivíduo, mas nas relações mais amplas, buscando formas de intervenção para sua transformação a partir de atendimentos às demandas mais imediatas que se faz presente no cotidiano profissional.

A sociedade, atualmente, é composta por uma série de atribuições profissionais que vem a suprir as necessidades dos cidadãos. As instituições governamentais eprivadas, organizações não-governamentais, entre outras, são primordiais para a promoção de uma sociedade desenvolvida e com mais qualidade de vida. Todos os profissionais, nas mais diversas áreas de atuação hoje, tem o seu importante papel como elemento essencial para a organização da sociedade. Entretanto, é sobre o Assistente Social a reflexão apresentada , pois também é um dos serviços tãoessenciais quanto os outros, mas que tem suas peculiaridades, tendo em vista o caráter profissional e técnico prestados por esse setor.
O Serviço Social é caracterizado como uma prática profissional, possui
um caráter interventivo, o Assistente Social através de um posicionamento ético –político faz um enfrentamento profissional, no qual intervém em uma realidade social presente nas múltiplas expressõesda questão social. Através desse enfrentamento o profissional constrói respostas de trabalho na relação sujeito – demandas no seu campo de atuação.
O exercício do Assistente Social contempla-se nas mais diversas áreas sociais, daí a sua riqueza em atuação e importância para a sociedade. Os Assistentes Sociais têm como desafio principal compreender as realidades e construir propostas de trabalhoscoerentes com as necessidades, capazes de preservar e tornar na prática a efetivação dos direitos dos indivíduos. Essa função é, de certa forma, uma realização gratificante, pois fortalece a autonomia dos cidadãos para que possa ser agente de transformação de sua própria realidade, sendo um sujeito ativo e participativo na sociedade em um contexto global e não individual.



O AssistenteSocial deve visualizar uma capacitação teórico metodológico e ético – político, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnicos- operativas, com vistas à apreensão critica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade; análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no pais; compreensão do significadosocial da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional , desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade; identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular novas respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado. Segundo Yazbek. ( 2007, p. 26 ).

As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o papel do assistente social junto a sociedade
  • O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
  • PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DA SOCIEDADE
  • o Assistente Social junto às Políticas Sociais.
  • SERVIÇO SOCIAL COMO MEDIADOR ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO.
  • Serviço social como mediador entre escola e sociedade: o papel do assistente social na educação.
  • o papel do assistente social
  • O PAPEL DA ASSISTENTE SOCIAL COMO GESTORA DA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!