058579211040

4809 palavras 20 páginas
O Homem Delinquente

Por, Rayan Paula Silva¹,
Sob orientação de Karla

LOMBROSO, C. O Homem Delinqüente; tradução Sebastião José Roque. 1ª reimpressão. Col. Fundamentos do Direito. São Paulo : Icone, 2007.

Introdução
Cesare Lombroso, renomado médico e diretor de um manicômio, e filósofo intelectualmente, foi um dos pioneiros na catalogação dos delitos e delinqüentes com base na medicina legal, psicologia e posteriormente a antropologia. Sendo considerado o criador da Antropologia Criminal, fez surgir a escola positiva do Direito Penal juntamente com Darwin e Augusto Comte. Alguns de seus filhos passaram a ser seus sucessores com seus pensamentos, em matérias em comum ou até mesmo em outras ciências. Entretanto sua família foi perseguida e teve que se mudar para Suiça para se refugiar-se. Mas houve outros sucessores como Garofalo e Ferri, onde os dois eram estudiosos do crime também, mas não possuíam dados e conhecimentos mais aprofundados na Escola Positiva Penal. As ideias lombrosianas recebeu várias críticas da Medina legal, mas ao mesmo tempo observou-se que ele foi capaz de desenvolver vários exames sem os recursos acessíveis a sua época. Sua obra “O homem delinqüente”, publicada em 1876, foi considerada revolucionária na área de direito penal, psicologia, e medicina legal. Atualmente muitas das teorias de Lombroso estão comprovadamente ultrapassadas, devido fatores analisados ter sido mais fisiológicos do que psicológicos, no entanto, não se pode desconsiderar sua obra, visto que caracterizou, em sua época, um grande avanço na busca das causas que levam o homem a delinqüir, além de lançar as bases da Criminologia e da Antropologia Criminal.

Desenvolvimento

Lombroso inicia a sua obra identificando o caráter natural do delito, realizando estudos da zoologia, utilizando-se de exemplos encontrados entre animais e plantas. As plantas insetívoras, por exemplo, são citadas por ele, elas capturam e matam insetos para sua alimentação. Entre os

Relacionados