O Pagador de Promessas

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014


II) Credenciais da autoria (Histórico): Nasceu em 1922 em Salvador, Bahia. Passou a residir no Rio de Janeiro em 1935. Cursou várias carreiras, entre elas Direito e Engenharia, sem concluirnenhuma delas. Escreveu sua primeira peça de teatro aos 15. Mais tarde, viu sua primeira obra encenada, Pé – de - Cabra, com sucesso de público e sendo saudado por um importante crítico da época. Nessasua primeira fase como dramaturgo, Dias Gomes escreveu diversas obras. Alguns textos permanecem inéditos.
A partir de 1944 Dias Gomes estendeu suas atividades para o rádio. Foi diretor artístico ememissoras de rádio no Rio e em São Paulo.
Em 1954, após nove anos de ausência dos teatros, ele fez uma nova obra intitulada Os Cinco Fugitivos do Juízo Final. Mas foi em 1960 com O Pagador de Promessas,que retornou definitivamente ao teatro. O estrondoso sucesso nacional e internacional desta peça fez com que seu nome atravessasse as fronteiras do país, sendo hoje Dias Gomes o nosso dramaturgo maisconhecido e mais representado no exterior.

III) Conclusão: O livro mostra uma serie de conflitos entre o Brasil rural e o urbano, muito evidente nas décadas de 50 e 60. Esses conflitos sãoretratados no livro pela “guerra” contra as crenças populares, a tradição religiosa brasileira e a  burocratização da igreja.  O autor conclui que Zé do Burro é trucidado não pela igreja, mas por toda umaorganização social,na qual somente o povo das ruas com ele confraterniza e ao seu lado se coloca,inicialmente por instinto e finalmente pela conscientização de sua morte.Ou seja,sua morte não éinútil,porque dá consciência ao povo,que carrega seu cadáver como bandeira.Ele também faz uma crítica social.
IV) Resumo da obra: A história se passa na década de 60, na Bahia, ecomeça com uma promessa. Zé do Burro pede que Santa Bárbara salve seu burro, que fora ferido por um galho de árvore. Como na cidade não havia uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Pagador De Promessas
  • O Pagador de Promessas
  • O Pagador de Promessas
  • Pagador de promessas
  • O pagador de promessas
  • O PAGADOR DE PROMESSAS
  • pagador de promessas
  • O pagador de promessas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!