O pagador de promessas

Páginas: 2 (365 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
O PAGADOR DE PROMESSAS
Alfredo de Freitas Dias Gomes

Zé do Burro era um homem simples e trabalhador que vivia com a mulher, Rosa, e com um burro de estimação a que tinha muito apego.
O burromachucara-se na cabeça e Zé, desesperado, prometera à Santa Bárbara que dividiria suas terras com os necessitados e carregaria uma cruz tão pesada quanto a de Jesus Cristo até o altar da igreja cujasanta era padroeira caso salvasse o animal. A promessa foi feita em um terreiro de candomblé por não haver tal igreja em sua cidade.
Zé do Burro, carregando uma cruz nos ombros, e sua mulher, Rosa,caminham sete léguas do sertão baiano até Salvador com o intuito de pagar a promessa. Chegam a Salvador de madrugada e dormem nas escadarias da igreja dedicada à santa
. São interrogados pelo sedutorBonitão, que se aproveita da ingenuidade de Zé do Burro para seduzir Rosa. A mulher resiste no início, mas acaba por passar a noite com ele em um quarto de hotel.
Ao contar ao padre que a promessafora feita em um terreiro de candomblé a Iansã, Zé é impedido de entrar na igreja. Obstinado, ele insiste em permanecer, ignorando os apelos da mulher para partirem.
Zé do Burro torna-se assunto nacidade e acaba alvo de um repórter sensacionalista, que distorce os fatos e o retrata como um messias que apoia a reforma agrária.
Ao saber por Marli, uma prostituta apaixonada por Bonitão, queRosa passou a noite com o homem, Zé começa a dar vazão à sua revolta. Já Bonitão, decidiu se livrar de Zé para poder se aproveitar de sua esposa, convence o policial, Secreta, da credibilidade da versãodo jornal.

Após muita insistência, o Monsenhor tenta persuadi-lo a refazer a promessa para que possa entrar na igreja. Desacatando as considerações do eclesiástico, Zé se enfurece e terminaautuado pela polícia. Recusando-se a ir detido, tenta desesperadamente entrar na igreja com a cruz para cumprir sua promessa, ao que é assassinado pelo Secreta.
Os capoeiristas, por fim, fazem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Pagador de Promessas
  • O Pagador De Promessas
  • O Pagador de Promessas
  • O Pagador de Promessas
  • Pagador de promessas
  • O pagador de promessas
  • O PAGADOR DE PROMESSAS
  • pagador de promessas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!