O Nome da Rosa

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O filme é na verdade o ultimo testamento de Adson, que conta como ele e seu mestre Guilherme(William) desvendam os assassinatos em uma abadia ocorridos em 1327.
William embora tenha tidoeducação católica e tenha sido parte da inquisição usa como guia pesquisadores como Aristóteles.
Sendo assim ele se opõe aos monges da abadia, que pensam que as mortes estão sendo obrasdemoníacas.
Adson, noviço de Guilherme, o auxilia a descobrir os motivos dos ocorridos, investigando uma importante biblioteca secreta.
Os dois acabam se envolvendo de maneira arriscada, contradizendo as teorias da inquisição.
Durante essa aventura, o noviço se relaciona com uma camponesa de jeito pecaminoso, e acaba se apaixonando. Mas deixa a abadia sem ao menos saber o nome desua amada.









VISAO FILOSOFICA

O filme se passa no século XIV, e apresenta idéias de filósofos como Aristóteles e São Thomas de Aquino.
Aristóteles contra dizia Platão coma teoria de que a ciência desvendaria e definiria a realidade. Assim Guilherme usa a lógica e conhecimento como ferramenta para desvendar os crimes ocorridos na abadia, descordando da idéiacomum dos monges de fé e profecias.
São Thomas de Aquino é apresentado no filme com objetivo de esclarecer a Adson que monges devem ter amor Deus e resistirem a tentação do amor a mulher.Retratando o passado, o filme mostra a mulher como figura demoníaca que tem como objetivo levar os homens ao pecado, excedendo santidades como a Virgem Maria.
A historia também fala sobre aperseguição da igreja com os dolcinianos, mostra o ponto de vista dos franciscanos. Fala sobre os hereges e a perseguição contra bruxas e rituais diabólicos, cuja a punição leva os envolvidosa fogueira ou a prisão.
Mostra a surpresa da população quanto a métodos cientificos, como a autopicia e ferramentas árabes mais avançadas, mostrando a negação da igreja ao conhecimento.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Nome da Rosa
  • o nome da rosa
  • O nome da rosa
  • O nome da rosa
  • O nome da rosa
  • O nome da rosa
  • nome da rosa
  • nome da rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!