Necrose e Apoptose

Páginas: 3 (705 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Necrose X Apoptose
Necrose
Necrose é o conjunto de alterações morfológicas que se seguem à morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica.
As membranas das células necróticas perdem asua integridade, ocorrendo extravasamento de substâncias contidas nas células. Isto tem importância clínica pois algumas delas são especialmente abundantes em determinados tipos celulares. Estassubstâncias entram na corrente circulatória, podendo ser detectadas e interpretadas como evidência de morte celular. Nos casos de infarto agudo do miocárdio, por exemplo, Troponinas (Tn-I e Tn-T) e creatinaquinase (CK-MB) acham-se presentes ou elevadas no sangue periférico, onde podem ser dosadas, constituindo assim importante método diagnóstico.
Como consequência da necrose ocorre inflamação nostecidos adjacentes para a eliminação dos tecidos mortos e posterior reparo. Durante este processo inflamatório acumulam-se leucócitos na periferia do tecido lesado, que liberam enzimas úteis na digestão dascélulas necróticas.
O aspecto morfológico da necrose resulta da digestão das células necróticas por suas próprias enzimas (autólise) ou de enzimas derivadas dos leucócitos (heterólise).
A necroseocorre após a morte da célula, razão pela qual a capacidade de diagnostica-la morfologicamente varia de acordo com o método de observação. Nos casos de infarto do miocárdio a necrose pode ser observadaao microscópio eletrônico, em ½ a 4 horas após a morte celular, ao microscópio óptico pode ser percebida em 4 a 12 horas. A olho nu só começamos a ver a necrose 12 a 24 horas após a morte celular.Morfologicamente distinguimos diversos tipos de necrose:

1 - Necrose de coagulação: na qual conseguimos perceber por alguns dias uma “sombra” das células necróticas. O tecido é inicialmente firme epálido ou amarelado. Neste tipo de necrose ocorre desnaturação das proteínas celulares. Ocorre por exemplo no infarto do miocárdio.




2-Necrose de liquefação: o tecido necrótico se liquefaz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • necrose e apoptose
  • Apoptose e Necrose
  • apoptose e necrose
  • Apoptose e necrose
  • Apoptose E Necrose
  • APOPTOSE X NECROSE
  • Necrose x Apoptose
  • Aula Patologia Apoptose e Necrose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!