O MÉTODO RECEPCIONAL E A LINGUAGEM POÉTICA: UM CAMINHO NA FORMAÇÃO DE LEITORES

2143 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
CURSO DE LETRAS/INGLÊS MODALIDADE DE EAD

O MÉTODO RECEPCIONAL E A LINGUAGEM POÉTICA: UM CAMINHO NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Iraci Fonseca

Projeto apresentado ao colegiado de Letras da Universidade Estadual de Maringá-UEM, como requisito parcial para avaliação do Projeto de Pesquisa de Língua Portuguesa.

CIDADE GAÚCHA - PARANÁ
2012
1.PROBLEMA
Contribuição dos gêneros literários na formação de leitores, espectativas através do processo de leitura na transformação social.

2.JUSTIFICATIVA
Há tempos que a escola e a literatura estão juntas, podemos afirmar que uma nunca existiu sem a outra, desde a Grécia Antiga quando os professores utilizavam a poesia para que os estudantes tivessem acesso às primeiras letras. Mas para que a literatura se transformasse em disciplina escolar foi necessário um processo de transformação, primeiro em textos e em seguida em material didático.
Unida à literatura está a prática da leitura. Antigamente, fazia-se uso da leitura para aprender a falar bem, seguindo o modelo dos poetas. Deste modo, a poesia foi fixando-se na escola através da escrita, da produção literária o que fez com que, aos poucos, a poesia perdesse sua espontaneidade original.
A leitura na escola pública tem se tornado um grande problema, o que compromete a qualidade do ensino e da aprendizagem. Muitos professores priorizam o ensino da gramática, pensando que ela seja mais importante que a leitura e a literatura. É como disse Mário Quintana: “Nunca é demais repetir que aprender português unicamente pela gramática é tão absurdo como aprender a dançar por correspondência.”
A leitura não é importante somente para o ensino de Língua Materna, pois a interpretação e compreensão de textos por parte do aluno em determinados conteúdos, se tornam leituras indispensáveis para a ampliação do seu conhecimento.
Um dos principais objetivos da

Relacionados